A Educação em Maracanaú

Níveis e Modalidades de Ensino

Educação Infantil (Creche e Pré-Escola)
Em Maracanaú, as crianças recebem uma educação que visa o desenvolvimento afetivo, cognitivo, social, psicomotor, cultural e linguístico. Nas escolas municipais, todos os professores possuem graduação e são concursados, garantindo a qualidade nesse estágio da formação dos alunos. O município atende, na Educação Infantil, tanto as modalidades creche como de pré-escola. A merenda escolar é uma das prioridades. O cardápio é elaborado pelas nutricionistas da Secretaria de Educação que também ministram palestras nas escolas com temas relacionadas à nutrição e boa alimentação. O Município conta ainda com o Programa de Alimentação Escolar com objetivo de atender às necessidades nutricionais dos alunos durante sua permanência em sala de aula, contribuindo para o crescimento, desenvolvimento, aprendizagem e rendimento escolar dos estudantes, bem como promover a formação de hábitos alimentares saudáveis.
Integram também o sistema municipal duas creches que funcionam em tempo integral atendendo crianças de 0 a 3 anos de idade. Além das creches municipais, a educação também conta com o apoio de creches contratadas para proporcionar uma quantidade maior de alunos atendidos.

Ensino Fundamental
O Ensino Fundamental tem como objetivos, conforme a Lei nº 9.394/96, a formação básica do cidadão, mediante:
I – O desenvolvimento da capacidade de aprender, tendo como meios básicos o pleno domínio da leitura, da escrita e do cálculo;
II – A compreensão do ambiente natural e social, do sistema político, da tecnologia, das artes e dos valores em que se fundamenta a sociedade;
III – O desenvolvimento da capacidade de aprendizagem, tendo em vista a aquisição de conhecimentos e habilidades e a formação de atitudes e valores;
IV – O fortalecimento dos vínculos de família, dos laços de solidariedade humana e de tolerância recíproca em que se assenta a vida social.

Educação de Jovens e Adultos
O município de Maracanaú tem fortalecido a política para recuperar a oportunidade de alguns cidadãos que não tiveram a educação no tempo certo. Por isso, trabalha com uma formação continuada especificamente voltada para esse público.
A educação de jovens e adultos é compreendida em: presencial, semipresencial e alfabetização de jovens e adultos.

Educação Especial Inclusiva
Maracanaú adota uma política que favorece a inclusão das pessoas com necessidades especiais na escola regular. Para atender com qualidade a essa demanda, o município conta com o Centro Integrado de Educação e Saúde (CIES), que possui uma infraestrutura física e profissionais especializados no atendimento das diferentes deficiências. O CIES também possui equipamentos modernos e laboratórios de informática adaptados para pessoas com deficiência.
Com objetivo de proporcionar condições de educação igualitária para todos, a prefeitura contratou intérpretes e instrutores da Língua Brasileira de Sinais (Libras) para dar suporte aos educadores com alunos surdos e assim, potencializar estes estudantes na aquisição do conhecimento.

Equipamentos

Centro de Línguas de Maracanaú
A Prefeitura de Maracanaú, através da Secretaria de Educação, proporciona a toda a comunidade maracanauense mais uma oportunidade no desenvolvimento educativo com a criação do centro de Línguas de Maracanaú (CLM), o equipamento dispõe de 12 salas de aula, banheiros convencionais e adaptados, biblioteca, laboratórios de informática e cantina. Uma infraestrutura excelente que proporciona aos alunos um melhor rendimento educacional.
O equipamento funciona nos três turnos, oferecendo cursos de Inglês, Espanhol e Libras.
Para ingressar no CLM é realizada semestralmente uma seleção aberta a toda à comunidade em que para ingressar nos cursos de Inglês e Espanhol deverão realizar uma prova seletiva, já para o cursos de Libras, a seleção é realizada levando em consideração outros critérios.

Núcleo de Tecnologia da Educação (NUTEM)

1. O Núcleo de Tecnologia Educacional de Maracanaú (NUTEM)
O NUTEM é responsável pela implantação da IE nas escolas e tem como função principal capacitar e orientar os gestores e professores, quanto ao uso pedagógico das tecnologias digitais na sala de aula, bem como na manutenção preventiva desses aparelhos. Portanto, as funções básicas do NUTEM são: capacitar professores; prestar suporte pedagógico e técnico às escolas; realizar pesquisas na área, desenvolver e disseminar experiências educacionais.

2. O Laboratório de Informática Educativa de Maracanaú (LIEM)
O LIEM é um espaço pedagógico disponível, na escola, com objetivo de contribuir com o processo de construção do conhecimento de todos os segmentos da Escola. O espaço do LIEM deve ser contemplado na proposta politico pedagógica da escola. Isso significa inserir as tecnologias digitais da informação e comunicação no contexto escolar, buscando minimizar a situação de exclusão digital a qual está submetida a clientela escolar.

CADEE
Criado em agosto de 1990, pela Prefeitura Municipal de Maracanaú, em parceria com a APAE, o Cadee funcionou no formato assistencialista às pessoas com necessidades especiais até 2011. A partir de 2012, passou a receber outra denominação CIES – Centro Integrado de Educação, Saúde e Assistência Social e também com a participação das Secretarias de Saúde e de Assistência Social. Com a nova denominação o CIES passa a ser escola regular de ensino inclusivo atendendo crianças com ou sem deficiência. Seu grande diferencial, além do educacional, é atender crianças com deficiências no atendimento educacional especializado no próprio centro com profissionais da Saúde e ter à disposição da comunidade um atendimento socioassistencial no campo da habilitação e reabilitação da pessoa com deficiência promovido pelos profissionais da Secretaria de Assistência Social.
DETRE
Diante da necessidade de dispor de um espaço para realizar os planejamentos das escolas, as capacitações dos educadores e diversos outros evento de interesse da Prefeitura de Maracanaú, foi criado o Departamento de Treinamento (DETRE), um equipamento da Secretaria de Educação de Maracanaú. O Detre funciona desde 1997 e conta com uma estrutura constituída por dez salas para planejamento, um auditório, uma quadra e mais uma sala para coordenação do setor.

Atualmente, Eugênio José Dantas é coordenador do Departamento de Treinamento.
Contato : Eugênio: 3392. 8038.