Alunos da Escola Braz Ribeiro têm projeto científico premiado e representarão o Município no exterior

Você está visualizando atualmente Alunos da Escola Braz Ribeiro têm projeto científico premiado e representarão o Município no exterior
  • Autor do post:
  • Categoria do post:Educação
  • Tempo de leitura:2 minutos de leitura

Três alunos da Escola Braz Ribeiro foram premiados na Expo Milset, uma feira nacional que aconteceu entre os dias 17 e 20 de maio, em Fortaleza. Eles apresentaram o projeto “ECOGREEN: ar-condicionado caseiro e sustentável”. Os alunos observaram o problema e procuraram a gestão da escola dizendo que gostariam de desenvolver um projeto que pudesse resolver a questão do calor nas salas de aula, e nós abraçamos a causa”, explicou a Professora Elisiany Leite Lopes de Souza, orientadora.

A ideia surgiu por conta do forte calor nesta época do ano em Maracanaú. Os alunos viabilizaram uma forma de resolver esse problema de forma sustentável, reutilizando a água produzida pelos equipamentos de ar-condicionado da escola.

 “O grande diferencial do nosso projeto é que, além de reutilizarmos a água dos equipamentos de ar-condicionado da própria escola para fabricar o gelo utilizado, resolvemos também utilizar cerâmica e tijolo, pois nas nossas pesquisas descobrimos que o barro absorve a água e evapora, umidificando o ar”, explica o aluno Nazareno dos Santos Silva.

O projeto recebeu três premiações: 4º lugar na categoria Pandilhas Científicas (Alunos de ensino fundamental II), destaque de incentivo à pesquisa científica pela Associação Brasileira de Incentivo à Tecnologia e Ciência – ABRITEC, além de ganhar credencial para apresentar o projeto na Expo Ciências Nacional México 2017.

“Estamos muito felizes e esperamos que o projeto sirva de exemplo na aprendizagem nas escolas de Maracanaú e quem sabe de outros lugares do País”,  explica Lindon Jonhnson Barbosa, aluno premiado. (Thaynan Lima)