CLM implementa diários de classe online para registro de atividades

Você está visualizando atualmente CLM implementa diários de classe online para registro de atividades

O Centro de Línguas de Maracanaú – CLM está utilizando planilhas eletrônicas como ferramenta para o registro de atividades da escola. Os “Diários Online”, como foi chamado o projeto, utiliza tecnologia de armazenamento de dados em nuvem, otimizando o tempo e o trabalho de professores e gestores.

A iniciativa surgiu em 2014, a partir da necessidade de reduzir o custo dos recursos gráficos da instituição (papel, impressão e xerox). O recurso utilizado no projeto é simples: são planilhas eletrônicas do Google, que armazenam todos os dados de forma rápida e segura, através da própria conta de e-mail institucional do CLM. A ideia foi trazida pelo professor Carlos Rangel, que leciona Língua Espanhola. Ele teve a experiência de implementar em outras escolas por onde passou e, percebendo a necessidade de otimizar mais o seu tempo de aula em relação ao tempo que gastava preenchendo o diário impresso, resolveu criar planilhas online que simulassem o diário padrão do CLM, para suas turmas do curso de Espanhol. “Comecei a fazer a chamada deles e os demais registros nas planilhas. Fui percebendo que não precisava mais fazer contagem de frequência mensal e nem tive que perder mais tempo calculando as médias dos alunos, já que as fórmulas da planilha já faziam isso automaticamente. Porém, ao final do semestre, tive que passar tudo isso pro diário impresso.” Ao perceber que a ideia podia ajudar outros professores, o professor Carlos resolveu levar a ideia para as gestoras da instituição.

Depois que a direção do CLM avaliou o projeto, o professor foi autorizado a desenvolver o modelo para todas as modalidades (Inglês, Espanhol e Libras). Após um período de adaptação e testes, o projeto foi ampliado para que todos os professores do CLM pudessem ter acesso a nova ferramenta. A diretora do Centro de Línguas, Silvana Feitosa, explica como os diários online tem mudado a rotina da escola. “No que diz respeito ao acompanhamento pedagógico, a ferramenta tem contribuído bastante na melhoria do nosso trabalho. No último semestre, tivemos 113 turmas e acompanhar toda a questão de frequência, notas e desempenho dos nossos alunos não era tão fácil. Imagine que, na época do diário físico, tínhamos que pegar o diário de cada turma, verificando cada página de registro, onde o professor tinha que fazer essa contagem manual de frequência, entre outros aspectos. Hoje, já não temos todo esse trabalho. Agora, basta abrir a conta de e-mail do CLM e verificar no ‘Drive’ todas essas informações. Outro ponto importante é que, por ser online, tudo pode ser acompanhado em tempo real”.

Ainda segundo a diretora, ao fim de cada semestre é necessário fazer a impressão dos diários, pois, legalmente, a instituição precisa ter um arquivo impresso desses registros, mas conta que os volumes diminuíram consideravelmente. “Colocando tudo na ponta do lápis, houve economia de recursos gráficos e de espaço para arquivá-los, já que o diário físico consumiam 12 páginas por turma e o diário online, após impresso, consome apenas quatro: uma página para o registro de frequência, uma para o registro de conteúdo de aulas e outra para o registro de notas, além de uma quarta para a capa”. Para garantir a eficácia e segurança das informações, a ferramenta é administrada pela secretária do CLM, que possui competência pedagógica e técnica para condução e gerenciamento do projeto. (Thaynan Lima)