Você está visualizando atualmente Conferência discute sobre Proteção Integral a crianças e adolescentes nas políticas públicas

O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Maracanaú – CMDCA, realizou nos dias 24 e 25 de outubro, no Centro de Desenvolvimento Educacional 7 de Setembro, a 7ª Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, que teve como tema: A Proteção Integral, diversidade e enfrentamento das violências.

O movimento buscou mobilizar os integrantes do Sistema de Garantia de Direitos – SGD, as crianças, adolescentes e a sociedade para a construção de propostas, voltadas para a afirmação do princípio da proteção integral a crianças e adolescentes nas politicas públicas. A conferência realizou debates em torno de 5 eixos: Garantia dos Direitos e Políticas Públicas Integradas e de Inclusão Social, Prevenção e Enfrentamento da Violência Contra Crianças e Adolescentes, Orçamento e Financiamento das Políticas para Crianças e Adolescentes, Participação, Comunicação Social e Protagonismo de Crianças e Adolescentes, Espaços de Gestão e Controle Social das Políticas Públicas de Promoção e Proteção e Defesa dos Direitos das Crianças e Adolescentes.

Os debates tiveram como principais objetivos: formular propostas para o enfrentamento das diversas formas de violência contra crianças e adolescentes, propor ações para a garantia e a qualificação da participação e do protagonismo de crianças e adolescentes nos diversos espaços: escola, família, comunidade. O evento contou com a participação de 177 pessoas. Foram eleitos 25 delegados, entre crianças, adolescentes, profissionais, membros do governo e da sociedade civil para participar da X Conferência Regional, que acontecerá em fevereiro de 2019. (Sabrina Vieira)