Escola Rachel de Queiroz promove I Feira do Folclore

Você está visualizando atualmente Escola Rachel de Queiroz promove I Feira do Folclore

A Escola Municipal Rachel de Queiroz realizou, no dia 10 de outubro, a I Feira do Folclore, que teve por objetivo celebrar os estudos relacionados à cultura popular. O evento contou com apresentações de músicas, danças, poemas e 23 estandes sobre cultura nordestina, como culinária, literatura, costumes, música, pontos turísticos, lendas e mitos.

Francisco Ferreira Júnior, professor de Artes que coordenou a festividade, descreve como aconteceu a preparação com os alunos. “Essa atividade faz parte do campo de estudos do folclore, cada turma ficou com um objeto de estudo relacionado à cultura popular. Eles se dividiram, pesquisaram para essa exposição. As ações surgiram na intenção de realizar estudos sobre a nossa cultura popular, que é muito rica, e também celebrar a nossa 3º conexão, ‘Eu, o Outro e o Mundo’”, conclui.

Emanuel Andrade, diretor da Escola, conta sobre o projeto. “Acreditamos que essas atividades podem desenvolver as potencialidades dos alunos. Esse momento foi idealizado pelo professor Ferreira Júnior, que imaginou uma feira onde buscasse resgatar toda a história do povo nordestino e nessa perspectiva mostrar trabalhos com oralidades, poesias e costumes baseados na obra de Luiz Gonzaga”.

Maria Luíza Gonçalves, estudante do 7º ano, apresentou sobre o cereal de milho. “Eu gostei do tema do meu grupo, que é o milho, pois representa o Nordeste e dá para fazer diversas receitas como canjica, cuscuz, pamonha e muitas delícias”. Carlos Eduardo, estudante do 8º ano, fez uma apresentação musical. Ele destacou sobre a importância das atividades desenvolvidas. “Foi um evento que mostrou não só o folclore, mas também outros costumes que temos no Nordeste, como a vaquejada”, finaliza. (Bruna Marques/Renata Talissa)