Escolas municipais realizam eleições para Grêmios Estudantis

Você está visualizando atualmente Escolas municipais realizam eleições para Grêmios Estudantis

As Escolas municipais realizaram nesta quarta-feira, 5 de abril, eleições para os Grêmios Estudantis das 44 unidades de ensino em Maracanaú, que possuem alunos do 6º ao 9º ano do ensino fundamental. A votação aconteceu das 8 às 17 horas. As Escolas que possuem aulas noturnas, teve o horário de votação estendido até às 20 horas. As chapas inscritas variaram de três até 11 por escola.

Na Escola Comissário Francisco Barbosa, os alunos utilizaram um aplicativo nos computadores que simulava a urna eletrônica. Nesse sistema, no fim de cada turno da eleição, o programa imprimia um boletim parcial da votação. A coordenadora pedagógica da Escola, Jaqueline Diniz, lembra que os alunos se organizaram para esta eleição. “Vieram no contra-turno, se reuniram, elaboraram as propostas e fizeram todo o processo de divulgação até a semana passada”, afirmou a coordenadora.

O candidato a presidente pela chapa “Atitude Estudantil”, Janderson Rodrigo, falou que todas as propostas foram pensadas em todo o corpo estudantil e na comunidade local. A chapa propôs o projeto “Minha Escola, Minha Vida”, em que os alunos sejam conscientizados pelo zelo que devem ter no ambiente escolar. Outra proposta, é a criação de um Anuário em que as ações da Escola Comissário Francisco Barbosa possam ser registradas.

Na Escola José Assis de Oliveira, foram inscritas seis chapas. Geovana Oliveira, candidata a presidente pela chapa “L.U.T.E – Liberdade, união e transformação estudantil”, enfatiza que suas propostas são para melhorias e conscientização dos estudantes e comunidade escolar. “Nossa candidatura propõe que sejamos parceiros da Escola e do entorno escolar, para agregar benefícios para nossa educação”, disse Geovana.

O eleitor Caio Marles, enfatiza que com um Grêmio Estudantil atuante, os alunos, além de serem representados, ajudarão na manutenção da escola e que o engajamento estudantil será de fundamental importância para as ações do Grêmio. Uryane Moreira, aluna da Escola e secretária da Comissão Eleitoral, diz que a participação nesse momento de democracia na Escola, foi marcante e que a campanha está sendo muito disputada pelas chapas concorrentes. (Bruna Marques)