Gestores das Escolas Municipais participam de palestra sobre Mediação Escolar

Você está visualizando atualmente Gestores das Escolas Municipais participam de palestra sobre Mediação Escolar

A Secretaria de Educação realizou, nos dias 30 e 31 de outubro, uma formação para o Núcleo Gestor das Escolas Municipais de Maracanaú, através de Palestras sobre Mediação Escolar com as professoras Gabriela Vasconcelos, Mestre em Direito Constitucional e Coordenadora Geral da Escola de Direito Pós-Unifor e Carolina Rocha, advogada e Técnica da Coordenação de Mediação, Justiça Restaurativa e Cultura de Paz da Vice-Governadoria do Governo do Ceará.

O objetivo foi sensibilizar e implantar as práticas restaurativas e colaborativas que fomentam uma gestão positiva na resolução de conflitos no âmbito da escola, evidenciando a importância da mediação escolar na construção da cultura de paz na rede municipal de ensino.

Mauro Braz, coordenador da Célula de Mediação Escolar, conta que desde o início do ano é realizado, nas escolas do município, o curso de Mediação Escolar com os diretores-gerais, coordenadores pedagógicos, coordenadores financeiros e secretários. O curso é dividido em três módulos: o primeiro é sobre conflito, como ele se manifesta na escola; o segundo módulo é sobre a metodologia de ciclo de construção de paz, que desenvolvem o diálogo na escola, a forma de circularidade e este terceiro módulo trata da mediação escolar, sobre o que é, quais as etapas, como aplicar na escola com alunos, professores e a comunidade.

Wellington Soares, diretor da Escola Municipal Adauto Ferreira Lima, destaca a importância da realização destas palestras. “O curso de mediação para as escolas públicas proporciona empoderamento para que possamos trabalhar de forma mais efetiva, segura, diante dos conflitos que aparecem dentro da escola entre os alunos, professores e a comunidade. Isso acaba sendo uma ferramenta que nos instrumentaliza para atuar de forma mais capacitada”.

A palestrante Gabriela Vasconcelos enfatiza que as ferramentas e habilidades em mediação de conflitos são fundamentais para todos que trabalham com pessoas e sobretudo para quem trabalha construindo relacionamentos, como são todos os envolvidos na gestão escolar. “Todos os gestores têm participado ativamente, fazendo exercícios e realmente dispostos a desenvolver essas competências para aperfeiçoar um ambiente escolar mais colaborativo”. (Bruna Marques)