Você está visualizando atualmente II Encontro da Rede de Saúde Mental Maracanaú discute sexualidade e cuidado em saúde mental
Foto: Stênio Saraiva

A Prefeitura de Maracanaú, através da Secretaria de Saúde, realizou nesta quarta-feira, 11 de outubro, no Liceu Estadual, o II Encontro da Rede de Saúde Mental Maracanaú. O evento teve como tema “Sexualidade e cuidado em Saúde Mental: vivência, estigmas e serviços”. A iniciativa tem como objetivo propor uma intervenção psicoeducativa entre profissionais de diferentes áreas e serviços; aprofundar e desmitificar conceitos acerca da sexualidade e discutir estratégias e medidas para uma saúde sem preconceito nem discriminação.

Na ocasião houve show de humor com a humorista Tábata, Palestra sobre identidade de gênero e reconhecimento na contemporaneidade: desafios para a saúde mental com Dr. Aluisio Ferreira Lima, Rafaelly Rocha Lima e José Alves Filho, discussão com a plenária, almoço, palestra sobre Saúde da População T: construindo a integralidade no SUS com Drª Débora Fernandes Britto e depoimento de Andrea Rossati.

Ana Karine, Coordenadora de Saúde Mental do Município, falou sobre a importância da temática para o Município. “Trabalhamos essa temática de forma pioneira em Maracanaú. É necessário dividir um pouco dessa necessidade com os profissionais de saúde mental e enfrentar essas dificuldades e preconceitos, pois isso causa doenças mentais a essas pessoas. A população LGBT é usuária da saúde pública do Município”, afirma Ana Karine.

Estiveram presentes ao evento Torcápio Vieira, Secretário de Saúde do Município; Fátima Cunha, Diretora da Atenção Básica; Ana Karine, Coordenadora de Saúde Mental de Maracanaú; Capitão Martins, Vereador; Paulo Salomão, Coordenador da diversidade sexual de Maracanaú; Rafael Pessoa, Vereador; Jeogenes Castro, Veredor; Narcísio Júnior, Coordenador da diversidade sexual do Estado. Cerca de 200 profissionais participaram do momento. (Bruna Morais)