Maracanaú é 1º lugar em Educação Inclusiva no Brasil

Você está visualizando atualmente Maracanaú é 1º lugar em Educação Inclusiva no Brasil

 

A Escola José Dantas Sobrinho em Maracanaú conquistou o 1° lugar no Prêmio Nacional Desenvolvimento Educacional Inclusivo: A escola no enfrentamento das desigualdades sociais, com o tema:  O protagonismo juvenil no contexto sociocultural. A premiação é uma iniciativa do Ministério da Educação por meio da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão – SECADI, em conjunto com a Organização dos Estados Ibero-americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura – OEI e patrocínio da FUNDACIÓN MAPFRE. O objetivo é identificar experiências de gestão voltadas ao desenvolvimento inclusivo de crianças, adolescentes e jovens em situação de vulnerabilidade social.

“Esse prêmio é o reconhecimento de um trabalho colaborativo feito por uma equipe de professores dedicados e unidos, inseridos na realidade de uma escola da periferia de Maracanaú. O projeto ensina a prática de respeito, solidariedade e assim contribui para minimizar as desigualdades existentes no contexto escolar e combater as situações de risco a que muitos estão expostos”, comenta Regina Aparecida da Silva, professora do Atendimento Educacional Especializado – AEE.

Este ano, a homenagem aconteceu em Fortaleza durante o Fórum Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação- UNDIME. Seis municípios do país foram selecionados entre as categorias:  Escola e Secretaria. A premiação foi em dinheiro, e o primeiro lugar recebeu o convite para participar de um intercâmbio na Finlândia, com o intuito de trocar experiências inclusivas.

Essa é a segunda vez que a Escola José Dantas Sobrinho é ganhadora deste prêmio. Em 2011, a unidade ficou em 2º lugar com um estudo de caso de um aluno com paralisia cerebral na escola. “Nosso maior interesse é divulgar os resultados dos trabalhos que já realizamos há bastante tempo na escola e que tem dado certo. Participar desses prêmios é poder mostrar às outras pessoas que há possibilidades quando existe planejamento, direcionamento e dedicação”, explica Silvana Rodrigues Aragão, diretora da Escola José Dantas Sobrinho.

“É uma grande alegria para nós, uma prova evidente do trabalho realizado pela escola. Essa já é a segunda vez que a escola José Dantas Sobrinho se destaca com as experiências inclusivas. Isso é o atestado nacional de sua competência no assunto”, completa Marcelo Farias, Secretário de Educação. (Marília Perdigão)