Maracanaú entrega à comunidade da Pajuçara o Caps AD III

Você está visualizando atualmente Maracanaú entrega à comunidade da Pajuçara o Caps AD III

A Prefeitura de Maracanaú inaugurou na tarde desta quinta-feira, 21, em Pajuçara, o Centro de Atenção Psicossocial Álcool e outras Drogas – Caps AD III, localizado no bairro Boa Esperança, na Grande Pajuçara. Na oportunidade, o prefeito Firmo Camurça, através da Secretaria de Saúde, entregou também 11 veículos adquiridos com recursos federais, seis carros e cinco motos, que foram destinados ao Hospital de Maracanaú, Caps, Atenção Básica e Vigilância Sanitária.

O Caps AD Tipo III corresponde ao componente da atenção especializada da Rede de Atenção Psicossocial, destinado a proporcionar a atenção integral e contínua às pessoas com necessidades relacionadas ao consumo de álcool, crack e outras drogas. A solenidade de inauguração contou ainda com a presença do vice-prefeito de Maracanaú, Roberto Pessoa, da primeira-dama Kamile Camurça, do Secretário de Saúde, Torcápio Vieira, da diretora geral do Hospital de Maracanaú, Vládia Camurça, da secretária executiva da Saúde, Cristina Oliveira, entre outras lideranças locais.

O prefeito Firmo Camurça falou sobre a nova conquista na área da saúde psicossocial: “Estamos entregando neste momento um grande equipamento para a saúde pública. Já temos o Caps Geral, o Caps infantil e agora o Caps AD III, todos voltados para a atenção psicossocial. É um tratamento muito importante que Maracanaú tem por essa área. Construído pelo município, esse prédio possui todas as condições e equipamentos para oferecer à população maior atenção, destacou.

Firmo Camurça aproveitou para anunciar a entrega de mais três Unidades de Saúde, que já estão em fase de construção, para o primeiro semestre de 2018 e a inauguração da UPA da Pajuçara, marcada para o dia 22 de janeiro .

CAPS AD III – Com sede própria e funcionamento de 24 horas e em todos os dias da semana, inclusive fins de semana e feriados, o equipamento possui 10 leitos, sendo 8 para internação provisória de até 15 dias e dois leitos de observação em ambulatório de enfermagem. O CAPS conta ainda com recepção ampla, sala de arquivo, 3 consultórios médicos, 2 salões de grupo, 2 banheiros com acessibilidade, refeitório , cozinha , 2 áreas de conveniência , almoxarifado, 2 salas de repouso para plantonistas, 4 enfermarias com banheiro, sala de administração, guarita de segurança e estacionamento interno. Para a contrapartida da concretização da obra, a Prefeitura de Maracanaú dobrou investimento do Governo Federal.

Equipe – O CAPS AD III conta com 32 funcionários, entre equipe técnica e equipe de apoio, realizando as mais variadas atividades. O Caps AD III oferece atendimentos de psicologia, psiquiatria, terapia ocupacional, serviço social, enfermagem, pedagogia e médico clínico. São realizados ainda os atendimentos de avaliação, acolhimento, grupos terapêuticos, salas de espera, atendimentos individuais e visita domiciliar com equipe multidisciplinar. Cada paciente tem seu projeto terapêutico individualizado, conforme a necessidade individual. (Sabrina Vieira)