Maracanaú participa do II Intercâmbio Intermunicipal do Projeto Valores Humanos na Educação Infantil

Você está visualizando atualmente Maracanaú participa do II Intercâmbio Intermunicipal do Projeto Valores Humanos na Educação Infantil
Foto: Fabiane de Paula

O Instituto Myra Eliane realizou o II Intercâmbio Intermunicipal do Projeto Valores Humanos na Educação Infantil, no dia 31 de maio, no Centro Municipal de Formação e Avaliação – CEMFA, em Caucaia. Participaram do encontro pedagógico as cidades de Maracanaú, Caucaia, Horizonte, Redenção e São Gonçalo do Amarante que compartilharam experiências e resultados do projeto que beneficia 22.850 crianças nas 206 escolas atendidas, nos cinco municípios.

Os objetivos do encontro em pauta foram integrar o Instituto e as equipes responsáveis pelo acompanhamento do projeto, vivenciar os valores humanos na educação infantil, assistir aos relatos de experiências bem-sucedidas das escolas, além de apresentar o plano de ações das Secretarias de Educação. O Instituto Myra Eliane já promoveu formação para 1.674 profissionais de educação sobre a metodologia que prioriza o ensino de valores humanos nestas cidades.

O evento contou com a presença da coordenadora da Educação Infantil de rede municipal de Maracanaú, Adila Ponte, a técnica e formadora, Amália Braga, as coordenadoras pedagógicas, Priscila Pimentel e Raimunda Almeida, bem como a professora da Educação Infantil, Telma Correia, representantes das Secretarias Municipais de Educação, do Instituto Myra Eliane e o Instituto Sathya Sai de Educação do Brasil.

Igor Queiroz Barroso, presidente do Instituto Myra Eliane, enfatizou como fundamental esse projeto que trabalha com os valores de paz, verdade, retidão, amor e não-violência e destaca como “os níveis de amorosidade e de alegria aumentam não só na escola, mas nas famílias. Começa com os professores, passa para as crianças e chega às famílias e à sociedade”, finaliza o presidente.

O Projeto Valores Humanos na Educação está em Maracanaú desde 2017, por meio da Lei nº 2.615, de 11 de maio de 2017, que dispõe sobre as diretrizes para a formação humanística na Educação Infantil e sistemática de formação continuada aos professores da rede municipal de ensino. Atualmente, o respectivo projeto acontece em 11 instituições de Educação Infantil e será expandido no 2º semestre para as demais escolas com Educação Infantil. (Bruna Marques/Renata Talissa)