Você está visualizando atualmente Maracanaú participa do Lançamento das ações estratégicas de combate ao Aedes Aegypti e enfrentamento às arboviroses
Foto: Stênio Saraiva

O prefeito Firmo Camurça esteve presente na manhã de hoje, 12 de junho, no lançamento das ações estratégicas de combate ao Aedes Aegypti e enfrentamento às arboviroses (Dengue, Zika e Chikungunya), no Centro de Eventos do Ceará. A iniciativa visa estimular às gestões municipais nas ações de enfrentamento ao Aedes aegypti, a redução da incidência da arboviroses, a prevenção à ocorrência de casos graves e a ampliação da cobertura de visita domiciliar para melhorar a qualidade dos dados de infestação vetorial dentre outros. O secretário do Município, Torcápio Vieira, ressalta a importância de trabalhar junto com o Estado. “Trabalhar em parceria com o Governo Estadual é fundamental para combater o Aedes Aegypti e controlar essas arboviroses. Como sempre digo: Temos que fazer o ano todo, todos os anos!”, afirma o Secretário.

Foto: Stênio Saraiva

O Município, por ter ganho o Selo Unicef e pela eficiência nas ações eficazes dos Agentes de Saúde (ACS e ACE), recebeu um recebeu um novo veículo para atuar na ações preventivas e de combate ao mosquito. Na ocasião, o governador anuncia a liberação de um incentivo de R$ 10 milhões para os municípios com os melhores resultados no enfrentamento às arboviroses. O incentivo será para municípios que cumprirem todos os critérios descritos na execução das ações de julho a dezembro de 2017.

Foto: Stênio Saraiva

Outras medidas como a teleconsultoria para arboviroses e a contratação de equipes para investigação de casos graves e formas atípicas de chikungunya também foram anunciadas, bem como um novo aplicativo que auxiliará no combate ao mosquito. (Bruna Morais)