Maracanaú realiza a Semana Municipal de Combate à Tuberculose

Você está visualizando atualmente Maracanaú realiza a Semana Municipal de Combate à Tuberculose
Foto ilustração

A Prefeitura de Maracanaú, por meio da Secretaria da Saúde, realizará no próximo dia 25 de março a Semana Municipal de Combate à Tuberculose, cuja data é celebrada no dia 24 de março, em homenagem ao anúncio do descobrimento do bacilo causador da tuberculose, pelo médico Robert Koch, ocorrida em 24 de março de 1882. As ações serão realizadas até o dia 29 de março, onde as equipes da Estratégia Saúde da Família com o Núcleo Ampliado à Saúde da Família e Atenção Básica – Nasf – AB e Hospital Municipal João Elísio de Holanda, desenvolverão ações de promoção da saúde e busca ativa de sintomáticos respiratórios para diagnóstico de casos junto à comunidade maracanauense.

As ações estão sendo promovidas visando alertar à população acerca da temática tuberculose. Segundo o secretário de saúde, Torcápio Vieira, diagnosticar e tratar corretamente e precocemente os casos de Tuberculose são as principais medidas para o controle da doença. O Ministério da Saúde alerta sobre a importância da detecção precoce dos sintomáticos respiratórios (pessoas que apresentam tosse por três semanas ou mais) para o diagnóstico precoce da doença. O tratamento tem duração de seis meses, a medicação é gratuita e os pacientes são acompanhados pelas Equipes da Estratégia Saúde da Família.

CONFIRA: