Maracanaú realiza Caminhada da V Campanha Outubro Rosa

Você está visualizando atualmente Maracanaú realiza Caminhada da V Campanha Outubro Rosa

A Prefeitura de Maracanaú, por meio do Hospital Municipal Dr. João Elísio de Holanda, Hospital da Mulher e da Criança Eneida Soares Pessoa e a Secretaria da Saúde, realizou na manhã de hoje, 16 de outubro, a tradicional Caminhada da V Campanha Outubro Rosa, em prol da prevenção ao câncer de mama. A concentração aconteceu em frente à Secretaria da Saúde do Município.  Na ocasião, uma educadora física aqueceu os participantes, além da humorista Mulher Bat Gut, que animou todos os presentes durante todo o percurso. A caminhada percorreu diversas ruas do Jereissati I com destino ao Hospital Municipal, onde foi formado um grande laço humano.

A campanha acontecerá até o dia 30 de outubro, com o evento de encerramento na Praça da Estação. O objetivo do evento é conscientizar a população sobre a importância da prevenção do câncer de mama e diagnóstico precoce. O serviço de mastologia, radiologia e ultrassonografia do Hospital Municipal, em parceria com o serviço de Regulação, intensificou a realização de consultas em Mastologia, exames de mamografia e ultrassonografia mamária durante toda semana. Além disso, as Unidades Básicas de Saúde estarão intensificando os exames clínicos das mamas com solicitação de mamografia, as prevenções ginecológicas e as ações de educação em saúde durante todo o mês.

Segundo Gislene Ferreira, Coordenadora da Central de Marcação do Hospital Municipal e organizadora do evento, as ações são realizadas para aumentar ainda mais o número de mulheres que se previne contra o câncer de mama. “Desde 2013 realizamos ações no mês de outubro em prol da prevenção do câncer de mama. Percebemos que a cada ano conseguimos impactar mais pessoas e alertá-las sobre a importância da prevenção”, afirma Gislene.

A campanha também conta com: depoimento das mulheres mastectomizadas da Associação Toque de Vida, desfile das mulheres mastectomizadas, distribuição de folhetos informativos, ação preventiva com a equipe do Núcleo de Apoio da Saúde da Família – NASF, caminhada, dentre outras atividades. Estiveram presentes ao evento: Fernanda Pessoa, Deputada Estadual; Torcápio Vieira, Secretário de Saúde; Vládia Camurça, diretora do Hospital Municipal; Cristina Oliveira, diretora administrativa do Hospital; e diversas autoridades locais.

Saiba mais – O Hospital Municipal aderiu ao Movimento Internacional no ano de 2013, e recebeu da coordenadora geral do Outubro Rosa no Ceará, Valéria Mendonça, o Selo Rosa para selar o compromisso da Unidade ao movimento. (Bruna Morais)

Programação V Campanha Outubro Rosa

Nos dias 09 a 28 de Outubro (Exceto feriado dia 12/10):

Realização de exames de ultrassonografia mamária e consultas em mastologia, agendamentos nas unidades básica de saúde via sistema de regulação

Dia: 30 de Outubro (Encerramento)

18h – Cerimonial de abertura (Apresentação com a Bat Gut)

18h30min – Música ao vivo com Jordana Viana

19h – Depoimento das Mulheres Mastectomizadas da Associação Toque de Vida