O Livro “Guarda Municipal uma questão de Segurança Pública” é lançado no auditório do Fórum de Maracanaú

317

O livro “ Guarda Municipal uma questão de Segurança Pública”, de autoria do Subinspetor da Guarda Municipal de Maracanaú- GMMc, Reginaldo Nascimento da Costa, foi lançado hoje, 19, às 9h30min, na Sala do Júri, auditório do Fórum de Maracanaú. Na ocasião, o autor realizou uma palestra e, em seguida, uma série de homenagens e sessão de autógrafos.

Segundo o autor, Reginaldo Nascimento, a obra “Nós que trabalhamos na Guarda Municipal de Maracanaú e prezamos pela valorização da instituição enfrentamos grandes desafios. Minha obra é inovadora, pois não temos muitos livros que abordem essa questão, apenas em artigos. Espero incentivar novos escritores do assunto”, afirma o autor.  O livro apresenta o histórico da Guarda Municipal, consistindo em um breve histórico do surgimento do conceito de Segurança Pública no Brasil.

Receberam o Certificado de Autor de Prefácio as seguintes personalidades: Juiz de Direito da Comarca de Maracanaú, Dr Jurandir Porto; Juíza de Direito da Comarca de Sobral, Dra Janayna Marques; Administradora e servidora da Assistência Social de Maracanaú, Kelma Cardoso; Secretário de Defesa Social de Maracanaú, Cel EB Castelo Branco e o Subinspetor da Guarda Municipal de Fortaleza- GMF, Jaques Aguiar.

E o Diploma de Apoiador Cultural: O representante da Pró Municípios, João Lima; representando a Núcleo Integrando Tecnologias, Ozair Gomes; representando a SBB, Antônio Wilson; representando a FACESMA, Cristiane Oliveira e representando a AGEDATA, Alex Vasconcelos.

Foram homenageados também, por relevantes serviços prestados à Guarda Municipal de Maracanaú-GMMc (2005-2015), contextualizados no livro: o Subinspetor Lindemberg Araújo, o Deputado Federal e Ex-Prefeito de Maracanaú, Roberto Pessoa, a Deputada Estadual, Fernanda Pessoa, o Prefeito de Maracanaú, Firmo Camurça, o Cel da polícia e o Ex-Comandante e Chefe Operacional da GMMc Militar, Roberto Silva Nogueira, Assessor da Secretaria de Defesa Social, Zilson Mendonça Façanha, e a Servidora da Secretaria de Defesa Social, Cláudia Maria de Oliveira.

SOBRE O LIVRO:

A obra traz uma abordagem sobre as Políticas Públicas de Segurança, que têm sido tema recorrente na contemporaneidade. O autor apresenta o contexto histórico da Guarda Municipal em relação a Segurança Pública, consistindo em um breve histórico do surgimento do conceito de Segurança Pública no Brasil; como se deu a implantação da Guarda Municipal de Maracanaú- GMMc e suas principais ações preventivas e sociais realizadas.

SOBRE O AUTOR:

Reginaldo Nascimento da Costa é Graduado em História pela Universidade Estadual do Ceará e poeta. Como Poeta, foi selecionado em concurso público nacional que resultou na publicação da poesia na Antologia Prêmio Poesia Agora – Inverno 2018, da editora Trevo; Publicou o livro “O Começo de um Poeta”, no ano de 2003; ganhou o 1º Lugar no concurso de Poesias das Escolas Públicas do Estado do Ceará- CREDE 21, em 2001; É membro do Grupo Chocalho de Literatura e da Academia Cearense de Literatura Popular.

Atualmente, Reginaldo é subinspetor da Guarda Municipal de Maracanaú; Instrutor Credenciado da Escola de Governo do Município de Fortaleza e Diretor de Assuntos Institucionais do Conselho Nacional das Guardas Municipais/Ceará; exerceu ainda o cargo de Subcomandante da Guarda Municipal de Maracanaú, sendo o primeiro de carreira a assumir cargo de direção na história da GMMc. É também palestrante em diversos cursos e seminários nas áreas de Segurança Pública Municipal.