Equipe técnica da Sasc apresenta prêmios conquistados na área da Vigilância Socioassistencial

Você está visualizando atualmente Equipe técnica da Sasc apresenta prêmios conquistados na área da Vigilância Socioassistencial

A Secretária Glauciane de Oliveira e a Equipe Técnica da Secretaria de Assistência Social e Cidadania- Sasc estiveram reunidas com o Prefeito Firmo Camurça, na manhã desta terça-feira, 30, para apresentar ações desenvolvidas e premiações recebidas pelo município, na área de Vigilância Socioassitêncial e Controle Social, em âmbito estadual e nacional.

Três grandes prêmios marcaram a atual gestão nesta área. A criação do Censo de Riscos e Violações – CERIV, que levou o município a ser premiado no II Encontro Estadual de Vigilância Socioassistencial e I Mostra de Experiências da Vigilância Socioassistencial do Ceará, promovido nos dias 25 e 26 de junho de 2019, pela Secretaria Estadual de Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos – SPS.

A experiência é alimentada por formulário eletrônico, que coleta dados acerca de violações de diretos contra crianças, adolescentes, mulheres, idosos, dentre outros, notificados nas unidades de atendimento da Assistência Social, com objetivo de subsidiar o planejamento de ações de prevenção e combater as violações de direitos com maiores incidências, nos bairros do Município.

Outro destaque foi conquistado na II Mostra Nacional de Experiências em Vigilância Socioassistencial, entre os dias 19 a 21 de junho de 2018, em Brasília – DF. A experiência compartilhada pelo município no encontro tratou do Diagnóstico Socioterritorial Municipal, estruturado em três partes: Caracterização do Município e da Política de Assistência Social e outras correlatas; Pesquisa realizada com os usuários do Sistema Único de Assistência Social – SUAS; e Pesquisa com os Trabalhadores do SUAS. O resultado do trabalho subsidiou o Plano Municipal de Assistência Social referente ao período 2018 – 2021, no sentido do aprimoramento institucional, bem como dos serviços, programas e benefícios, além de nortear indicativos para fortalecimento da participação social e da governança.

Maracanaú foi premiado também, em 2017, na 3ª edição do Prêmio Mérito CNAS -Conselho Nacional de Assistência Social, na 11ª Conferência Nacional de Assistência Social, em Brasília. Na ocasião foi apresentada a experiência da Presidência Ampliada em Defesa do SUAS, que tem como objetivo principal qualificar a atuação do Conselho Municipal e fortalecer a participação social por meio do controle social.

Os prêmios são frutos do comprometimento da equipe de Vigilância socioassistencial, vinculada à Coordenadoria de Gestão do SUAS, para conseguir estruturar e buscar melhorias para área, bem como mérito do Conselho Municipal de Assistência Social, que fortalece as ações da Política de Assistência Social através do controle social.