Prefeitura promove reunião do COMAPETI

Você está visualizando atualmente Prefeitura promove reunião do COMAPETI

A Prefeitura de Maracanaú, por meio das Secretarias de Educação e Assistência Social e Cidadania, realizou, no dia 16 de abril, na Unifametro, a reunião do Comitê Municipal de Adolescentes pela Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil – COMAPETI, que luta contra a exploração do trabalho infantil no município de Maracanaú. Na ocasião foi abordado tema sobre jovens e mercado de trabalho com os coordenadores do Programa de Educação contra a Exploração do Trabalho da Criança e do Adolescente – PETECA.

A frente do encontro estava a coordenadora do PETECA, Albertina Duarte, que começou com a leitura e debate sobre o texto: “Ceará dá voz a adolescentes em projeto para erradicar o trabalho infantil”, que conta sobre a história do jovem Felipe Caetano, do município de Aquiraz, que com sua pouca idade conseguiu ser a voz dos jovens contra a exploração e que hoje é um exemplo a se seguir. Em seguida, houve a seleção de música para o Prêmio PETECA 2019, finalizando o encontro, os adolescentes que compõem o COMAPETI fizeram planos de ações para serem desenvolvidos no município durante este ano.

A aluna da escola Luiz Gonzaga dos Santos, Leonara Silva, que está no projeto desde o ano de 2017, conta: “A gente vai entendendo os problemas que o trabalho infantil causa nas crianças e notamos como isso é ruim. Acho muito importante realizar ações que podem chamar atenção dos pais e jovens, como já fizemos, através de apresentação de fantoches e de nos fantasiar nas escolas. É muito bom”, finalizou a estudante. (Renata Talissa)