Prefeitura realiza a II Mostra Municipal da Educação Popular em Saúde

Você está visualizando atualmente Prefeitura realiza a II Mostra Municipal da Educação Popular em Saúde

A Secretaria da Saúde e a equipe da Educação Popular em Saúde – EdpopSUS realizaram na tarde hoje, 27 de abril, às 13 horas, no Centro de Convivência do Idoso – CCI, a II Mostra Municipal da Educação Popular para o SUS – EdPopSUS. Muitas exposições e apresentações envolveram os mais de 200 participantes presentes. A Mostra teve o objetivo de apresentar os produtos produzidos pelos Agentes Comunitário de Saúde – ACS e Agente de Combate às Endemias – ACE e Profissionais da Assistência Social. Cerca de 70 profissionais participaram do curso que foi realizado de janeiro a abril.
“A Iniciativa gera mudança das práticas dos profissionais nos território de abrangência, proporcionando promoção e prevenção da saúde”, reforça Inês Dolores, Articuladora do EdpopSus.torcápio
O Secretário de Saúde do Município, Torcápio Vieira, esteve presente ao evento e ressaltou a importância de cursos que façam com que os profissionais conheçam a realidade das comunidades. “A EdPopSus tem uma força grande, porque o próprio povo sugere que os profissionais que trabalham com saúde fiquem atentos as suas realidades, bem como a cultura popular. Como sempre digo: não fazemos saúde pública para a comunidade e sim com a comunidade”, afirma Torcápio.
O curso de Educação Popular em Saúde – EdPopSus é uma iniciativa estratégica no Plano Nacional de Educação Popular em Saúde no Sistema Único de Saúde – PNEP/SUS, que é feito pela Escola Nacional de Saúde Pública, em parceria com a Fundação Oswaldo Cruz – Fiocruz.
O objetivo do curso é qualificar os ACS e ACE para produzir saúde em seu território, atuando como multiplicadores junto à comunidade, além do resgate da participação da medicina alternativa na saúde pública do Município. (Bruna Morais)