Prefeitura realiza transplantio de carnaúbas em Maracanaú

Você está visualizando atualmente Prefeitura realiza transplantio de carnaúbas em Maracanaú

Preservação ambiental como prioridade. Pensando nisso, a Prefeitura de Maracanaú, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Controle Urbano – Semam, realizou, na última semana, o transplantio de 30 carnaúbas. O procedimento consiste na retirada da planta de um terreno para replantio em outro. As árvores transplantadas estavam nos canteiros centrais da Rua João Alencar e Avenida 5-B (em frente ao North Shopping Maracanaú), que atualmente recebe as obras de conclusão do Boulevard.

O secretário de Meio Ambiente, José Wellington Rodrigues, que acompanhou todo o processo, disse que os transplantes seguem técnicas que garantem a sobrevivência da espécie. “É a garantia de que as raízes crescerão sem problemas e as carnaúbas se adaptarão ao novo habitat. A técnica utilizada foi o ‘transplante em blocos’, que consiste em fazer escavações no solo ao redor do tronco com o objetivo de preservar as raízes e evitar a mortalidade da planta”.

As carnaúbas foram replantadas nas margens da Lagoa de Maracanaú, onde passarão por cuidados necessários para garantir sua preservação, como também, poderão usufruir do novo local, que foi devidamente preparado. (Artur Filho)