Professora do Centro de Línguas de Maracanaú é aprovada na seleção da Capes/Fulbright e participará de curso nos Estados Unidos

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Luzirene Barros é professora de Língua Inglesa há 4 anos no Centro de Línguas de Maracanaú. Foi aprovada no Programa de Desenvolvimento para Professores de Inglês – PDPI da Capes/Fulbright para fazer um curso de Desenvolvimento de Metodologia, nos Estados Unidos da América, voltado para docentes com conhecimentos avançados na Língua Inglesa e que pretendem desenvolver novas metodologias de ensino-aprendizagem.

A seleção contou com 2.530 candidatos de todo o Brasil. O objetivo do PDPI é valorizar os professores que atuam nas redes públicas de educação básica, fortalecer o domínio das quatro habilidades linguísticas (compreender, falar, ler e escrever em inglês), compartilhar com esses profissionais metodologias de ensino, aprendizagem e avaliação que estimulem a participação do aluno em sala de aula, oferecer uma experiência in loco em história e cultura dos Estados Unidos e estimular parcerias com universidades e docentes americanos, visando futuros intercâmbios de educadores e de alunos entre os dois países.

A professora contou que a oportunidade surgiu a partir do momento que tomou conhecimento dessa seleção e como muitas outras pessoas já haviam falado sobre esse programa, ela resolveu tentar. E deu certo. Luzirene conseguiu a pontuação necessária para o curso de Nível Intermediário II. “Quando soube que tinha sido aprovada, fiquei bastante feliz por ter a oportunidade de fazer parte de um programa como esse. Foi uma bênção estar no meio desses 40 professores do Estado do Ceará. Só em ter a oportunidade de contato com outra cultura, aprender com eles, já é um crescimento importante”, relatou.

O curso iniciará em janeiro de 2018 e terá duração de seis semanas. Além de Luzirene Barros, o professor Sandro Almeida Borem, da Escola Comissário Francisco Barbosa, também participará do Programa de Desenvolvimento para Professores de Inglês – PDPI. Nesse período, os participantes terão aulas de metodologia, abordagem de ensino, aulas de pronúncia e interpretação de texto, dinâmica, teatro, história e cultura americana e atividades voltadas à sala de aula. (Regina Wesliane)