Professores de Inglês das escolas municipais participam de formação no NUTEM

Você está visualizando atualmente Professores de Inglês das escolas municipais participam de formação no NUTEM

A Secretaria de Educação realizou, no dia 9 de maio, a formação sobre fake news, com professores de Inglês do 6º ao 9º ano das escolas municipais, no Núcleo de Tecnologia Educacional de Maracanaú – NUTEM. No encontro, eles assistiram as apresentações dos estudantes do Centro de Línguas de Maracanaú – CLM, no qual participavam do VII CLM Comunica, evento que proporciona um espaço de interação com a comunidade escolar, através das exposições de trabalhos referentes ao tema usando o Inglês, o Espanhol e a Libras.

A formadora Francisca Sônia ressalta que este momento é importante para o professor da sala de aula regular possa vivenciar essa experiência com os alunos que falam a língua alvo que eles ensinam nas escolas municipais. Ela também dialogou com o tema Reading and Thinking: Is this fake or real news? (Lendo e pensando: esta notícia é falsa ou real?), uma abordagem à leitura de notícias com cuidados em relação a propagação de fake news, com atividades voltadas para o tema em sala nas aulas de inglês.

Tácia Ximenes, coordenadora do NUTEM, palestrou sobre fake news, cyberbullying e sobre o projeto Cidadania Digital: uso consciente na internet, para ensinar princípios básicos de segurança na internet. Foi exibido o vídeo: “o que é uma notícia falsa?”, mencionando casos de como isso pode ter consequências graves e irreversíveis.

Jéssica Lira, professora da escola José Assis de Oliveira, destaca sobre este encontro. “As apresentações aqui no CLM são ótimas. Achei interessante as adaptações musicais e uma representação da cena de uma série. Sobre o tema fake news é um assunto atual, além do cyberbullying. É importante os professores terem esse tipo de formação para saberem lidar com as necessidades dos alunos. As formadoras mostraram o assunto de forma explicativa, interagiram com a gente e vai ser bom levar os saberes que aprendemos aqui para a escola”, finaliza a professora. (Renata Talissa)