Você está visualizando atualmente São João de Maracanaú recebe homenagem pelos seus 15 anos na Assembleia Legislativa
Foto: Priscyla Araújo

A Assembleia Legislativa do Estado do Ceará, realizou na noite da última segunda-feira, 13 de maio, Sessão Solene em homenagem aos 15 anos do São João de Maracanaú. Foram homenageados, autoridades, grupos culturais, bandas locais e entidades parceiras, que vem contribuindo para desenvolvimento do Festejo, como o prefeito Firmo Camurça, o deputado federal Roberto Pessoa, o secretário de Cultura Gerson Cecchini, o cantor Wesley Safadão, Xandy Avião, a banda Lagosta Bronzeada, dentre outros. A solenidade foi uma solicitação da Deputada Fernanda Pessoa, que é autora de Lei que torna Maracanaú a Capital Junina do São João.

“Não podemos deixar morrer essa nossa tradição nordestina. Quando começa o mês de junho que a cidade fica toda enfeitada, muda o clima e o astral. Então nada mais justo que homenagear todos os envolvidos nesse evento que este ano completa 15 anos de realização,” disse a deputada estadual, Fernanda Pessoa.

O São João de Maracanaú teve início em 2005, na primeira gestão do ex-prefeito Roberto Pessoa e se estabeleceu nas gestões do prefeito Firmo Camurça. Hoje é uma das maiores festas típicas e culturais do país e está incluída no calendário turístico do Ceará.

Foto: Priscyla Araújo

O deputado federal Roberto Pessoa, que está na Ásia, acompanhando a ministra da Agricultura, Tereza Cristina, enviou uma mensagem de agradecimento.

“Mando um abraço de agradecimento a todos que fizeram e fazem com que o São João seja uma das maiores festas juninas do Brasil. Parabenizo minha filha por essa homenagem. Você que é cearense ou de Maracanaú pode falar sim, que tem a melhor festa de São João”, ressaltou.

O cantor Xandy Avião, falou da emoção de se apresentar em um evento junino de grande porte no Ceará. “Eu sentia falta de ter um São João para chamar de nosso, hoje podemos falar que temos uma festa de porte mundial”.

O início de tudo e as dificuldades encontradas nos primeiros anos de evento, foram relatadas pelo secretário municipal de Cultura e Turismo, Gerson Cecchini, que explicou também como a festa se tornou um dos melhores eventos juninos do Ceará.

“A idéia surgiu em 2000 e 2004, quando eu e o ex-prefeito Roberto Pessoa fazíamos caminhada em Maracanaú. No começo, encontramos dificuldades imensas, mas a vontade foi maior. As coisas foram melhorando quando conseguimos abrir as portas no Governo Federal e Estadual, quando Maracanaú se tornou Capital Junina. Fico muito feliz e satisfeito, por ter comandado por todos esses anos esse evento. Não posso deixar de agradecer também a todos os funcionários da Secretaria de Cultura que nos ajudam a realizar um evento diferenciado a cada ano”.

Ao logo desse 15 anos consecutivos de festa, sete foram realizados durante a gestão do prefeito Firmo Camurça. O gestor falou com orgulho do evento, que para ele representa muito mais que só um festejo Junino.

“Estamos entre os três maiores eventos juninos do país, mas o que nos faz diferente, é uma coisa importantíssima, que é o resgate da cultura, através da Cidade Cenográfica e das apresentações dos grupos juninos. É muito importante trazer esse conceito para as pessoas que participam. Além disso, o evento também traz receita para o município, gerando emprego e renda”.

Homenageados:

José Firmo Camurça Neto, prefeito de Maracanaú;

Roberto Soares Pessoa, deputado Federal;

Gerson Cecchini de Souza, secretário de Cultura e Turismo de Maracanaú;

Luciana da Silva Teodoro, coordenadora da Secretaria de Cultura e Turismo de Maracanaú;

Fabíola Teixeira Oliveira, diretora de Cultura e Turismo e coordenadora geral do São João de Maracanaú;

José Maria de Barros Pinho, ex-secretário de Cultura e Turismo de Maracanaú (“In Memorian”);

TV Jangadeiro;

Cantor Wesley Safadão;

Cantor Xand Avião;

Banda Forró Pé de Serra Arrochados do Forró;

Banda de Forró Lagosta Bronzeada;

Francisco Ivonaldo Pereira Lima (pelos serviços prestados ao São João de Maracanaú);

Grupo Junino Rego Fundo;

Grupo junino Chapéu de Couro;

Gledston da Silva Maciel, marcador destaque de Maracanaú;

Mônica Lícia Dutra Portácio, rainha destaque de Maracanaú;

União Junina (entidade parceira);

Federação de Quadrilha Junina do Ceará – FEQUAJUCE.