Secretaria da Saúde realiza a III Semana de Conscientização do Autismo

Você está visualizando atualmente Secretaria da Saúde realiza a III Semana de Conscientização do Autismo

A Secretaria da Saúde realizará a III Semana de Conscientização do Autismo, de 1 a 5 de abril, com ações nas unidades básicas de saúde, Centro de Atenção Psicossocial – Caps, Centro Integrado de Reabilitação de Maracanaú – Cirm, dentre outros. A semana terá como tema: “Diferente é o mundo que queremos”.

A ação visa alertar à população com relação ao autismo, considerando-o como um transtorno de desenvolvimento, definido por alterações presentes desde idade muito precoces, tipicamente antes dos três anos de idade, caracterizados por prejuízos em três grandes áreas do desenvolvimento: comunicação, interação social e de comportamento, bem como as manifestações do transtorno, que variam muito, e independentemente do grau/severidade e comprometimento da criança, o diagnóstico deve ser realizado de forma precoce para início do tratamento terapêutico.

A ação é em alusão ao dia 2 de abril, Dia Mundial de Conscientização do Autismo. No dia 5 de abril, de 8 às 12 horas, será realizado o encerramento da semana, no Centro Cultura Dorian Sampaio. O público-alvo será profissionais da Estratégia Saúde da Família, Nasf, Caps, Cirm, representantes da Secretaria de Educação e Assistência Social. (Bruna Morais)