Secretaria da Saúde realiza encerramento da III Semana de Conscientização do Autismo

Você está visualizando atualmente Secretaria da Saúde realiza encerramento da III Semana de Conscientização do Autismo

A Secretaria da Saúde realizou hoje, 5 de abril, às 8 horas, o encerramento da III Semana de Conscientização do Autismo, que foi realizada do dia 1 a 5 de abril, com ações nas unidades básicas de saúde, Centro de Atenção Psicossocial – Caps, Centro Integrado de Reabilitação de Maracanaú – Cirm, dentre outros. O evento foi realizado na Câmara Municipal, no bairro Colônia Antônio Justa.

Na ocasião, Bruno Verga, especialista em musicoterapia, Luciana Saraiva, psicóloga, Karla Cardoso, pedagoga, Rafaela Guilherme, psicopedagoga, realizaram palestras voltadas para o tema: “Diferente é o mundo que queremos”.

A iniciativa visa alertar à população com relação ao autismo, considerando-o como um transtorno de desenvolvimento, definido por alterações presentes desde idade muito precoces, tipicamente antes dos três anos de idade, caracterizados por prejuízos em três grandes áreas do desenvolvimento: comunicação, interação social e de comportamento, bem como as manifestações do transtorno, que variam muito, e independentemente do grau/severidade e comprometimento da criança, o diagnóstico deve ser realizado de forma precoce para início do tratamento terapêutico.

A ação foi em alusão ao dia 2 de abril, Dia Mundial de Conscientização do Autismo. O público-alvo foi profissionais da Estratégia Saúde da Família, Nasf, Caps, Cirm, representantes da Secretaria de Educação e Assistência Social. (Bruna Morais)