Você está visualizando atualmente Secretaria da Saúde realiza posse dos novos membros do Conselho Municipal de Saúde

A Secretaria da Saúde realizou na quinta-feira, 14, às 10 horas, no auditório do Hospital Municipal Dr. João Elísio de Holanda, a posse do novo colegiado do Conselho Municipal de Saúde de Maracanaú – Comsam. O Conselho Municipal de Saúde de Maracanaú foi instituído pela Lei Nº 373 de 12 de dezembro de 1994, alterada pelas leis municipais nº 587/98, 707/2000,921/2003, 1.823/2012 e consolidada pela lei Municipal nº 2.542 de 12 de agosto de 2016, que também instituiu o seu registro interno. É composto por 32 membros titulares e respectivos 32 suplentes, sendo 25% escolhidos entre representantes do governo, entidades e prestadoras de serviços de saúde, 25% escolhidos entre representantes de trabalhadores de saúde e 50% entre representantes de usuários do Sistema Único de Saúde – SUS.

Segundo o Secretário da Saúde do Município, Torcápio Vieira, o Comsam é muito importante para a secretaria da saúde. “Maracanaú é referência na atenção básica do País. Quando vejo as pessoas envolvidos e interessada pela saúde do Município fico muito feliz. O lucro maior é a satisfação do usuário da saúde. Não é fácil ter o atendimento 100%. Temos uma secretaria que carece o apoio e o envolvimento de todos”, afirma o Secretário. Esteve presente no evento José Eliaquim da Costa, Coordenador da Comissão de Saúde, Carlos Eduardo Almeida, Procurador-Geral do Município, Cristina Oliveira, Secretária executiva do Hospital Municipal, Vládia Camurça, Secretária de administração hospitalar do Hospital Municipal, Tania Maria Viana, Diretora do Conselho, Sara Dayana, Secretaria-Executiva do Comsam e Torcápio Vieira, Secretário da Saúde, dentre outras autoridades.

Saiba mais – O Comsam tem 30 anos de contribuição. Sua criação resultou em um processo social e seus princípios coincidem com as bandeiras levantadas pelo movimento de redemocratização do País com a realização de conferência de saúde, fórum populares e seminários. O Comsam visa a participação da sociedade no processo de fiscalização dos recursos e do andamento dos trabalhos realizados na Saúde de Maracanaú, além da atuação direta da população no controle e na elaboração de políticas para a gestão de saúde na cidade. (Bruna Morais)