quarta-feira, 14 de novembro de 2018
Início Secretaria de Cultura e Turismo

Secretaria de Cultura e Turismo

Gerson Cecchini de Souza

Nascido em 20 de julho de 1971, na cidade de São José do Rio Preto, no estado de São Paulo, é bacharelando em Administração de Empresas pela Faculdade Christus. Foi Presidente do Instituto Tancredo Neves, instituição ligada ao Partido da Frente Liberal – PFL, e Assessor Parlamentar na Câmara dos Deputados. Na Prefeitura de Maracanaú, durante a gestão do ex-prefeito Roberto Pessoa (2005-2012), exerceu as funções de Chefe de Gabinete, Secretário de Governo e Secretário Especial da Copa do Mundo de 2014, tendo se destacado pela excelência de seu trabalho de articulação política e gestão administrativa. Foi idealizador e realizador do São João de Maracanaú, o maior festejo junino do Ceará. O evento que, por sua grandeza e relevância turístico-cultural, proporcionou à cidade de Maracanaú a titulação de Capital Junina do Ceará, conforme Lei Estadual n° 14.999/2011. Foi coordenador-geral da campanha política que elegeu o Prefeito Firmo Camurça nas Eleições 2012, assim como havia sido nas eleições anteriores, dos anos 2004 e 2008, conseguindo a eleição e reeleição, respectivamente, da gestão do então prefeito Roberto Pessoa e seu vice-prefeito, Firmo Camurça.

São competências da Secretaria de Cultura e Turismo: Auxiliar direta e indiretamente o Prefeito na formulação da política cultural do Município, planejando, normatizando, coordenando, executando e avaliando-a, compreendendo o amparo à cultura, a promoção, documentação e difusão das atividades artísticas e culturais, a defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Paisagístico, Artístico e Documental;
Incentivar e estimular a pesquisa em artes e cultura;
Apoiar a criação, a expansão e o fortalecimento das estruturas da sociedade civil voltada para a criação, produção e difusão cultural e artística;
Analisar e julgar projetos culturais;
Deliberar sobre tombamento de bens móveis e imóveis de reconhecido valor histórico, artístico e cultural para o Município;
Cooperar na defesa e conservação do Patrimônio Cultural Histórico, Arqueológico, Paisagístico, Artístico e Documental, material e imaterial do Município;
Planejar coordenar, executar, fiscalizar, promover, informar, integrar e supervisionar as atividades pertinentes ao turismo, fomentar o seu desenvolvimento através de investimentos locais, nacionais e estrangeiros;
Realizar a capacitação e qualificação do segmento envolvido com o turismo;
Implantar as políticas do Governo Municipal no setor; estimular o turismo de negócios, serviços, religioso e o ecoturismo;
Em parceria com as demais Secretarias Municipais;
Promover os eventos institucionais, bem como os comemorativos, sociais, culturais e outras atribuições correlatas ao cumprimento de suas finalidades.

Rua Edson Queiroz, 05 – Colônia Antônio Justa
Telefone: 3371-4001

Diretoria de Cultura: para informações sobre eventos culturais e Edital de Credenciamento dos Artistas.
Telefone: 3371-1116

O Centro Cultural Dorian Sampaio tem o objetivo de reunir, produzir e democratizar a cultura no Município. No espaço são realizados festivais, apresentações musicais, teatrais, audiovisuais, espetáculos de dança, artes plásticas e exposições.

Rua Edson Queiroz, n° 5, Colônia Antônio Justa

A Escola de Música é um projeto da Prefeitura de Maracanaú que oferece aos maracanauenses cursos de violão, teclado, percussão infantil, marimbas, acordeon (sanfona), violino, viola de arco, violoncelo, flauta doce e orquestra.

As aulas são ministradas toda semana, nos horários da manhã e tarde, na Casa Rodolfo Teófilo (localizada na rua Petrônio Portela, s/n, na Pajuçara) e na Secretaria de Cultura e Turismo (localizada na Rua Edson Queiroz, n° 5, do bairro Antônio Justa).

Para participar os interessados deverão ter entre 8 e 16 anos de idade – a partir dos 17 anos, o aluno deverá ter o instrumento.

Mais informações pelo telefone: 3371.2716.