Secretaria de Educação participará do VIII Memórias de Baobá

Você está visualizando atualmente Secretaria de Educação participará do VIII Memórias de Baobá

Educadores e técnicos da Secretaria de Educação de Maracanaú participarão do VIII MEMÓRIAS DO BAOBÁ, que acontecerá na Praça do Passeio Público e na Faculdade de Educação da Universidade Federal do Ceará – UFC, em Fortaleza, entre os dias 22 e 25 de novembro. O ‘Memórias de Baobá’ é um evento formação organizado pelo Núcleo das Africanidades Cearenses – NACE, vinculado à FACED-UFC, e acontece desde 2010, sob o baobá centenário. O encontro terá quatro dias de minicursos, oficinas, palestras e apresentações culturais, divididos em uma programação manhã e tarde.

Esse ano, o tema será “ORALIDADE AFRICANA, SABEDORIAS ANCESTRAIS E PRÁTICAS FORMATIVAS”, propondo um diálogo entre esses valores e os saberes e práticas docentes. Tratar da oralidade e da sabedoria ancestral é uma maneira de relembrar e celebrar a palavra viva que movimenta as energias da criação nas tradições orais africanas e afro-brasileiras. As diversas formas de ressignificar e manter essa ancestralidade são expressões da resistência que encontramos ao longo de séculos de opressão e tentativa de subalternização dos afrodescendentes na diáspora.

Acreditando na potência das oralidades e saberes ancestrais do patrimônio cultural de matriz africana, ensejam preservar e difundir suas diversas expressões atualizadas, contribuindo para o fortalecimento dos grupos de brincantes através da divulgação, vivência e pesquisa. Para tanto, mostrarão como os valores que perpassam as expressões culturais e religiosas da diáspora negra se constituem em ricos acervos de vivência, pesquisa, publicação e diálogos formativos, podendo gerar desdobramentos curriculares extremamente instigantes e inovadores. Participarão do evento professores da rede municipal, além de técnicos da Secretaria de Educação, que poderão se inscrever até o dia 22 de novembro pelo site memoriasdebaoba.wixsite.com/viiimemorias/inscricao-1. Para mais informações, encaminhar e-mail para naceafricanidades@gmail.com. (Regina Wesliane)