Você está visualizando atualmente Secretaria de Educação promove curso de Mediação Escolar para secretários das escolas municipais

A Secretaria de Educação, promoveu no dia 24 de maio, na Unifametro – Campus Maracanaú, o curso de Mediação Escolar, cujo o objetivo é resolver conflitos escolares de forma pacífica. Participaram do curso os secretários escolares das Áreas de Desenvolvimento Local – ADL V e VI, com a temática sobre revisão das práticas colaborativas. Estavam presentes o coordenador da Célula de Mediação Escolar, Mauro Braz, e a integrante da comissão, Maria Leorne Aguiar.

Durante o ano, o curso foi realizado com gestores gerais, coordenadores pedagógicos, coordenadores financeiros e secretários escolares. Dividido em três módulos: o primeiro era sobre conflito e como ele se manifesta na escola; o segundo foi sobre a metodologia de ciclo de construção de paz que desenvolve o diálogo na escola; e o terceiro tratava da mediação, o que é, as etapas, como realizar na escola com alunos, professores e comunidade escolar.

No encontro houve uma introdução sobre o tema do curso e na programação ocorreu a dinâmica, na qual os secretários se dividiram em grupos para encenar sobre os temas: Comunicação Não Violenta – CNV; mediação; arbitragem; negociação e conciliação: ciclo de construção de paz e ao final a resolução do conflito de uma forma pacífica.

Ana Paula Vieira, secretária da escola Walmiki Sampaio de Albuquerque, destacou que o encontro serviu para manter uma boa convivência em grupo e harmonizar o ambiente, “aprendemos esse cuidado de expressar-se da melhor forma para manter o equilíbrio e um bom convívio do grupo em relação aos demais”, conta a secretária.

A secretária escolar Rosimeire Rodrigues, da escola Professora Cezarina de Oliveira Gomes, conta da sua experiência sobre as formações. “Eu tenho uma boa expectativa de como irá ser o curso, pois sempre levamos uma bagagem boa para a escola”, finaliza Rosimeire. (Renata Talissa)