Secretaria de Educação promove ensino para o público no São João de Maracanaú

Você está visualizando atualmente Secretaria de Educação promove ensino para o público no São João de Maracanaú
  • Autor do post:
  • Categoria do post:Educação / Selo Unicef
  • Tempo de leitura:4 minutos de leitura

A Secretaria Municipal de Educação – SME, entre os dias 3 e 4 de julho, esteve presente no São João de Maracanaú para a realização de ações educacionais voltadas às crianças presentes nos festivais juninos. O encontro teve por objetivo socializar ações socioeducativas com o público, bem como apresentar as realizações exitosas do Município em relação à educação de crianças e adolescentes.

A participação da SME se deu por meio de um estande do selo Unicef e fez parte da comitiva intersetorial formada por algumas secretarias que trabalham em prol de assuntos relacionados às crianças e aos adolescentes. O estande tinha espaço para contação das seguintes histórias infantis: “Palavra mágica”, “Espelho de Lelê”, “Lenda do dia e da noite” e “A fábrica de brinquedos”. Além disso, o espaço contava, também, com brinquedos destinados às crianças acompanhadas dos pais que foram prestigiar o São João.

Segundo a professora Ilza Granjeiro, coordenadora do 6º ao 9º ano e uma das responsáveis pela ação, essa foi uma iniciativa para aproveitar esse momento de grande visibilidade que o Município possui, que é o São João de Maracanaú. “A oportunidade é ímpar para que possamos apresentar todas as ações desenvolvidas pela Secretaria de Educação em prol de nossas crianças e adolescentes, tendo em vista que é um festival prestigiado não só pela população da cidade mas, também, pelo público da capital cearense e turistas de outras cidades. E esse é um momento de mostrar que realmente a infância deve ser preservada, valorizada. Então a palavra-chave é respeito. É o que devemos ter em relação às nossas crianças e adolescentes”, disse a educadora.

Solange Silvestre, coordenadora da Educação Infantil e também responsável pelo momento, ressaltou a importância no foco da ação, que é o selo Unicef, mas disse estar muito feliz com as experiências desenvolvidas com as crianças no festival junino. “Estamos tendo uma receptividade muito grande, em especial pelas crianças pequenas. Elas amaram tudo. É tanto que no primeiro dia tivemos que conversar direitinho com algumas delas, pois já estávamos finalizando o trabalho no estande. E elas querendo ficar por mais tempo. Então, essa receptividade se torna ainda mais especial, porque além dos pais apreciarem nosso trabalho as próprias crianças pequenas queriam mais e mais”, falou.

Saiba mais – O Selo Unicef é uma iniciativa baseada na mobilização social pela garantia dos direitos da infância e adolescência. Os municípios inscritos no programa comprometem-se a planejar e desenvolver ações pelo alcance de objetivos nas áreas de educação, saúde, proteção e participação social de crianças e adolescentes. O UNICEF promove o desenvolvimento de capacidades de diversos atores para incentivar e qualificar sua participação na elaboração e no fortalecimento das políticas públicas para meninas e meninos de até 17 anos; monitora e avalia o desempenho dos municípios, a partir de um conjunto de indicadores sociais; certifica e reconhece os esforços de municípios que alcançam os maiores avanços na melhoria da vida da infância e adolescência. (Thiago Mena)