Secretaria de Educação realiza formação com novas cuidadoras

Você está visualizando atualmente Secretaria de Educação realiza formação com novas cuidadoras

A Secretaria de Educação realizou, nos dias 15 a 17 de maio, a formação de cuidadoras novatas das escolas municipais, no Núcleo de Tecnologia Educacional de Maracanaú – NUTEM. O objetivo foi de instruir as cuidadoras para desenvolver ações junto ao estudante com deficiência no espaço escolar. Nos encontros, elas assistiram palestras com as seguintes temáticas: O cuidador e suas atribuições para a pessoa cuidada, Transtorno do Espectro Autismo – TEA, relações interpessoais, ética no trabalho e primeiro socorros no ambiente escolar.

Participaram do encontro as 18 novas cuidadoras das respectivas escolas municipais: Adauto Ferreira Lima, Cezarina de Oliveira Gomes, Comissário Francisco Barbosa, Francisco Araújo do Nascimento, Jatobá, Luís Carlos Prestes, Luiz Gonzaga dos Santos, Narcíso Pessoa de Araújo, Napoleão Bonaparte Viana, Professor Paulo Freire, Presidente Tancredo Neves, Pensando e Construindo, Professora Maria de Lourdes Silva, Senador Carlos Jereissati, Walmiki Sampaio de Albuquerque, Creche Mirian Porto Mota e o Centro de Educação Infantil Elsa Maria Laureano Pereira.

A palestrante Lívia Paixão falou sobre o TEA. “o Transtorno do Espectro Autista – TEA engloba diferentes condições marcadas por perturbações do desenvolvimento neurológico com três características fundamentais, que podem manifestar-se em conjunto ou isoladamente. São elas: dificuldade de comunicação por deficiência no domínio da linguagem e no uso da imaginação para lidar com jogos simbólicos, dificuldade de socialização e padrão de comportamento restritivo e repetitivo”, ressaltou a professora da Sala de Recursos Multifuncionais da escola Evandro Ayres de Moura. (Alisson Lobo)