Secretaria de Juventude e Lazer

daniel-baimaDaniel Holanda Baima, mais conhecido como Daniel Baima, é atleta (faixa preta em Jiu-Jitsu) e político, filiado ao Partido dos Trabalhadores. Cursou Ciências Políticas, e atualmente é estudante de Direito, pela Universidade de Fortaleza -Unifor e Educador Social desde 2001. Responsável pela implantação do Jiu-Jitsu e MMA em Maracanaú, graduado pela FJJCE (Federação de Jiu-Jitsu do Ceará) e CBJJ (Confederação Brasileira de Jiu-Jitsu), atualmente, coordena o Projeto Social Lutando Contra as Drogas, no Conjunto Industrial, Acaracuzinho, Pajuçara e Jereissati.

Ocupou os cargos de Presidente do primeiro Conselho Municipal de Juventude de Maracanaú (2007-2008), Coordenador do Orçamento Participativo de Maracanaú (2008), Secretario de Juventude do Partido dos Trabalhadores (1997) e Diretor Técnico e Administrativo da Federação de Jiu-Jitsu do Ceará (2009-2012).

Foi também, Coordenador de Articulação do Plano Plurianual  Participativo – Gestão Cid Gomes (2007), Assessor e Coordenador Político do Vice-Governador do Estado do Ceará Professor Pinheiro (2007 a 2010), Assessor Parlamentar (2005 a 2006), Coordenador do Centro de Estudos Aplicados à Juventude – CEAJ (2005 a 2008), Coordenador Político de Campanha do Presidente Lula em Maracanaú (2002 e 2006), Secretário Geral do Partidos dos Trabalhadores no Ceará, Coordenador Geral de Campanha do Deputado Estadual Professor Pinheiro (2010). Também foi Vereador de Maracanaú no Mandato 2013-2016, conquistando o acesso à Câmara Municipal com 1483 votos.

Competências

O objetivo da Secretaria de Juventude e Lazer é promover e consolidar a política de juventude, dialogando com a sociedade; promover, articular e formar parcerias com programas já existentes no município; fortalecer e criar redes institucionais que garantam o acesso dos jovens a serviços municipais pelas políticas públicas;

promover a criação e o fortalecimento de organizações juvenis, estimulando a participação e parcela desses segmentos organizados; fomentar pesquisas sobre grupos juvenis e intercâmbio de experiências; fortalecer iniciativas voltadas para o combate a todo tipo de discriminação;
capacitar e estimular a sociedade no planejamento, criação, administração e desenvolvimento de mecanismos de recreação e lazer nos locais em que haja necessidade, assim como em locais de trabalho e centros de convivência social;
democratizar o acesso do jovem à cultura, ao esporte, ao lazer e à tecnologia de informação.

A Diretoria de Política Pública de Juventude e Lazer organiza-se em:

– Coordenação da Política da Condição Juvenil: assegurar, através dos programas e projetos, todos os aspectos que correspondem à vivência digna e saudável da condição juvenil, considerando os aspectos objetivos e subjetivos.

– Programa Estação Juventude;

– Projeto Fala Jovem/Banco de Preservativos;

– Projeto Novo Ecoar;

– Projeto Escola de Formação da Juventude.

– Coordenação da Política de Desenvolvimento Juvenil: articular e promover ações que contribuam na construção do projeto de vida das juventudes, orientando para as escolhas que são importantes para o ingresso na vida adulta.

– Projeto Pré Vest Jovem;

– Programa Vira Vida;

– Projeto Inserção Produtiva;

– Projeto Feira Tranpos.

– Coordenação de Política de Lazer: articular e promover ações que favoreçam a prática do lazer, bem como oportunize atividades que garantam o direito ao tempo livre.

– Projeto Curtindo a Cidade

– Projeto Frequência Jovem