Segurança Alimentar é debatida em Audiência Pública na Câmara Municipal

Você está visualizando atualmente Segurança Alimentar é debatida em Audiência Pública na Câmara Municipal

A Segurança Alimentar e Nutricional em Maracanaú foi debatida em Audiência Pública realizada na manhã desta quarta-feira, 18, Câmara de Maracanaú. Promovida pela Secretaria de Assistência Social- Sasc , através do Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional- CONSEA e pela Câmara Interministerial de Segurança Alimentar e Nutricional- CAISAN , o debate teve como objetivo mostrar a importância das políticas públicas na área da alimentação frente aos cortes promovidos pelo Governo Federal e pedir maior incentivo por parte do poder público para as atividades de agricultura familiar.

O presidente do CONSEA , Márcio Mesquita, pediu o apoio do poder público para garantir o amplo funcionamento da rede de segurança alimentar. “É de extrema importância que o controle social, o poder legislativo e o poder executivo trabalhem juntos para que possamos continuar garantindo os direitos adquiridos pela população de Maracanaú, conquistas que hoje estão ameaçadas de acabar ”, lembrou, citando o corte de gastos por parte da União.

A Rede de Segurança Alimentar e Nutricional de Maracanaú é composta pelo Restaurante Popular , o Banco de Alimentos e Unidade de Recebimento e Distribuição da Agricultura Familiar e Cozinhas comunitárias. De acordo com a Vice presidente da CAISAN, Elizângela Assunção , em 2016, a Rede serviu um total de 318 mil refeições, tendo como base aos usuários do Cadastro Único.

Apesar dos investimentos, Elizângela chamou atenção dos parlamentares para alguns pontos como a criação de mais unidades públicas de alimentação, mais programas e projetos para a área da Segurança Alimentar, o fortalecimento da agricultura familiar através da criação de um órgão que represente e defenda os direitos dos agricultores e as compras institucionais.

A Secretária de Assistência Social- Sasc , Glauciane de Oliveira, falou do empenho da gestão, do compromisso e a vontade política de movimentar esforços para essa área. A Secretária explicou que, desde 2005, a Sasc mudou a forma de ser e de fazer essa política, estando cada vez mais próximo da população e que o município está lutando contra o retrocesso no orçamento por parte do Governo Federal.

“Estamos enfrentando um momento de corte orçamentário, mas estamos lutando e brigando para recompor nosso orçamento deste ano e garantir o do ano que vem. Muita coisa vem sido feita e precisamos fazer ainda mais para garantirmos o direito a alimentação saudável, que é um direito humano e sagrado,”disse.

O debate abriu espaço para as reivindicações da plateia, através de usuário do serviço de Assistência Social e discussão dos vereadores . Estiveram presentes: a Presidente da Associação Comunitária Beneficente de Maracanaú – Acojeba, Graça Loura, representantes da CASAIN, do CONSEA, Representante da Agricultura, Fernando Batista, usuários do Sistema de Segurança Alimentar, Conselheiros Municipais e representantes da Reserva indígena.