SME apresenta resultados do SPAECE

Aconteceu na última sexta-feira, 12 de agosto, no auditório da Secretaria Municipal de Educação – SME, uma reunião com os coordenadores pedagógicos e de anexos, sobre a entrega dos resultados das avaliações nas escolas. Na ocasião, foram apresentados os resultados do Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica, SPAECE-ALFA, que avalia o 2° ano fundamental, com provas de Língua Portuguesa e Matemática. Em 2015, Maracanaú teve um aumento significativo na proficiência, com 158,8 na escala do sistema, comparado ao resultado de 2014 de 150,6, alcançando o nível desejável.

Outro resultado positivo para o Município foi em relação ao Programa de Alfabetização na Idade Certa – MAIS PAIC, que nesse ano aumentou seus índices. Em 2015, a turma do 2° ano na disciplina de Português obteve resultado de 47,33%, e em Matemática 35,26%. Já em 2016, a disciplina de Português obteve 50% e Matemática 46%. A professora Maria do Carmo, diretora de Avaliação e Monitoramento, ressaltou a importância desses resultados. “As avaliações apresentam relevância para o Município, pois com os índices evoluindo, significa que estamos cumprindo as metas e garantindo uma melhor vivência de cidadania por parte de nossos educandos”, comenta.

A programação contou com a presença do professor Marcelo Farias, secretário de Educação, que parabenizou a equipe organizadora, além do bom trabalho que vem sendo desenvolvido. “Se todos, de forma íntegra, ajudarem uns aos outros num mesmo propósito de melhoria para nossa educação, poderemos sim ter excelentes resultados”. – comenta. Durante a reunião foi anunciada a data da Avaliação Nacional da Alfabetização-ANA, que acontecerá nos dias 14 a 25 de novembro de 2016. (Priscila Lima)