SME encerra etapa municipal da Olimpíada de Língua Portuguesa

Você está visualizando atualmente SME encerra etapa municipal da Olimpíada de Língua Portuguesa

A Secretaria Municipal de Educação – SME, através do Setor de Desenvolvimento Curricular 6º ao 9º ano, encerrou na última semana, a etapa municipal da OLP – Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro, onde a SME fez adesão. A OLP acontece a cada dois anos e, em 2016, está na sua 5ª edição com o tema “O lugar onde vivo”, permitindo aos alunos estreitar laços com a comunidade onde vive e aprofundar conhecimentos sobre a realidade social, contribuindo com o desenvolvimento da cidadania.

A Olimpíada tem por finalidade formar professores para trabalhar a questão da leitura e produção textual em sala de aula, desenvolvendo os gêneros: Poema (5º e 6º ano do Ensino Fundamental), Memórias Literárias (7º e 8º ano do Ensino Fundamental), Crônica (9º ano do Ensino Fundamental e 1º ano do Ensino Médio) e Artigo de Opinião (2º e 3º ano do Ensino Médio). O trabalho é realizado por meio de oficinas ministradas pelos educadores em sala de aula com material próprio da OLP e acompanhados pela equipe técnica da SME responsável pelo concurso. Na etapa municipal cada escola inscrita pode enviar um texto de cada gênero textual previamente escolhido pela comissão escolar e enviado para a comissão municipal, que também pôde eleger três produções de cada categoria para a etapa estadual, que se inicia no próximo dia 26 de setembro e vai até 11 de outubro. Foram no total 64 escolas inscritas, entre municipais e estaduais, com 288 textos inscritos e 153 professores participantes que orientaram os alunos autores de cada texto.

Para a Professora Laryssa Carvalho, responsável pela Comissão Julgadora da etapa municipal, o tema é totalmente relacionado com as conexões norteadoras do município. “As formações passadas aos educadores são todas ligadas e estruturadas dentro das conexões do Município. Todo o material utilizado, entre vídeos e textos trabalhados em conjunto com as oficinas realizadas são todas estruturadas a partir do material da Olimpíada, fazendo relação com as duas últimas conexões, principalmente a conexão de “Ambientes e Identidade”. Tudo se relaciona e facilita o trabalho do educador que vai trabalhar as oficinas em sala de aula”. A etapa estadual se encerra dia 11 de outubro. Os textos selecionados ainda devem passar por etapas regionais, encerrando com a etapa nacional no dia 29 de novembro. (Thaynan Lima)