SME realiza formação com intérpretes de LIBRAS das Escolas municipais

Você está visualizando atualmente SME realiza formação com intérpretes de LIBRAS das Escolas municipais

Na tarde de 23 de setembro, o setor de Educação Inclusiva da Secretaria de Educação de Maracanaú – SME realizou um momento formativo com os profissionais que atuam como intérpretes de LIBRAS, a Língua Brasileira de Sinais, nas escolas do Município que atendem alunos com surdez. O encontro aconteceu na sala de reuniões da SME e contou com a participação de Fernando Parente, intérprete acadêmico da UFC. A formação teve como objetivo principal refletir e discutir a atuação dos profissionais no âmbito escolar, além de compartilhar experiências.

O convidado abriu o evento com uma dinâmica para integrar e conhecer melhor os profissionais de Maracanaú, além de ouvir os relatos das realidades vivenciadas nas escolas. Durante as discussões ele citou e exemplificou algumas funções do intérprete e suas relações com alunos, educadores e equipe pedagógica, como participar do planejamento pedagógico, apropriação do conteúdo com o intuito de conhecer o vocabulário que será utilizado, entre outros, além do trabalho constante de pesquisa e estudo da língua. Ainda no contexto, foram abordadas questões como a atribuição do intérprete, o que pode e não pode ser feito pelo profissional e os limites éticos da profissão, além de discutir estudos realizados na área com amplitude regional e nacional. Fernando agradeceu o convite de vir a Maracanaú nesse momento formativo e citou a importância da formação constante e os benefícios da parceria entre profissionais da educação. “Espero que este momento seja o início de uma busca de formação contínua, que o profissional não pare por aqui. É muito positivo ver essa parceria entre professores, intérpretes e a própria Secretaria de Educação com a UFC, visando sempre oferecer o melhor para os alunos.” – conclui. (Thaynan Lima)