Unidade de Atendimento Básico – UAB começa a funcionar 24 horas

Você está visualizando atualmente Unidade de Atendimento Básico – UAB começa a funcionar 24 horas

A Unidade de Atendimento Básico – UAB terá funcionamento, a partir de segunda–feira, 23, (inclusive nos feriados e fins de semana) 24 horas. A unidade continuará atendendo somente pacientes residentes em Maracanaú, ou seja, o cidadão maracanauense não terá que concorrer com pessoas de outros Municípios para utilizar o serviço. A Unidade funciona na antiga emergência Infantil do Hospital Municipal Dr. João Elísio de Holanda, no Centro, com equipes médicas de pediatria e adulto, sendo voltada para pacientes de baixo risco – casos de menor gravidade. As documentações necessárias para a utilização da unidade são: documento de Identificação (RG, dentre outros), cartão do posto, cartão Nacional do Sistema Único de Saúde – SUS, e/ou comprovante de residência.

De acordo com o Secretário de Saúde do Município, Torcápio Vieira, a Unidade serve como forma preventiva para os maracanauenses. “A UAB é um equipamento de Saúde de Atendimento Básico, ou seja, emergência de risco baixo, para desconcentrar a grande demanda ao Hospital e/ou UPA. Na unidade os pacientes são prontamente atendidos 24 horas, evitando problemas de saúde mais complexos”, afirma Torcápio.

A UAB funciona como retaguarda e apoio ao sistema, evitando que pacientes de baixo risco, residentes em bairros da área Central do Município, procurem a UPA 24 horas de Maracanaú, localizada na Rua João Henrique da Silva, na Pajuçara (próximo à Arena Carlão), que ficará com o foco voltado aos pacientes de médio e alto risco, ou seja, casos de maior gravidade. (Bruna Morais)

Unidade de Atendimento Básico – UAB

Endereço: Rua João Alencar S/N, Centro (antiga emergência infantil do Hospital Municipal)

Horário de atendimento a partir do dia 23 de abril: 24 horas