XII Encontro Estadual dos Conselhos Municipais de Educação é realizado em Maracanaú

Você está visualizando atualmente XII Encontro Estadual dos Conselhos Municipais de Educação é realizado em Maracanaú

IMG_1254

A União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação- UNCME, através da coordenação Estadual da UNCME- CE realizou nos dias 28 e 29 de junho, o XII Encontro Estadual dos Conselhos Municipais de Educação do Estado do Ceará, na Faculdade para o Desenvolvimento Sustentável do Nordeste – Fadesne, em Maracanaú. O objetivo é qualificar os conselhos municipais, instrumentalizando e atuando para um melhor desempenho em suas funções. 

O Encontro reuniu 140 participantes entre conselheiros, técnicos e secretários de Educação dos municípios de Amontada, Aracati, Barreira, Capistrano, Caucaia, Choró, Coreaú, Crateús, Crato, Fortaleza, Groaíras, Guaiúba, Ibicuitinga, Itaiçaba, Itaitinga, Itapajé, Itarema, Juazeiro do Norte, Madalena, Maracanaú, Maranguape, Morada Nova, Pacatuba, Pacoti, Paracuru, Paramoti, Pentecoste, Quixadá, Quixeré, Quixeramobim, Russas, São Gonçalo do Amarante, Tauá, Viçosa do Ceará. Com o intuito de aprofundar seus conhecimentos e compartilhar experiências. 

O momento contou com a participação do professor Genuíno Bordignon que palestrou sobre a origem e a história dos Conselhos de Educação. Segundo ele, o encontro é o processo mais rico quando se trata de democratização da educação. Para uma melhor participação social, uma vez que o conselho se torna responsável por essa mobilização. 

Fátima Cândido, técnica do Conselho Estadual de Educação, relata que esse momento é de grande importância, pelo intercâmbio de experiências que é realizado ao reunir todos os conselhos. Dando autonomia e se tornando produtivo diante dessas qualificações. Fortalecendo as suas atribuições e melhorando a educação do município. 

Deusdete de Lima, conselheiro do município de Itaitinga, enfatiza que o encontro é uma forma de saber a fundo os mecanismos utilizados para que o trabalho dos conselheiros possa gerar frutos sabendo quais as ferramentas essenciais, conhecendo os pontos primordiais da educação para atender a demanda do município. (Bruna Marques/ Regina Wesliane)