Os estudantes da rede municipal de ensino de Maracanaú terão uma experiência pautada no teatro imersivo e contação de histórias com o projeto Fábrica de Leitores. A iniciativa promoverá 60 apresentações interativas durante o mês de março e abril.
A partir desta segunda-feira, 10 de março, a Escola Municipal Antônio Gondim de Lima, no bairro Acaracuzinho, receberá a apresentação nos turnos manhã e tarde. A Fábrica de Leitores propõe o fortalecimento da alfabetização e do letramento por meio de estratégias lúdicas e interativas que ajudam a desenvolver as habilidades linguísticas dos estudantes.
O programa estimula a imaginação e a criatividade com atividades que envolvem leitura, contação de histórias e teatro de imersivo. As Escolas Municipais João Magalhães de Oliveira, Prefeito Almir Freitas Dutra, ECIM Raimundo Nogueira da Costa e Irmã Dulce também receberão o projeto Fábrica de Leitores em cronograma disponível nas Escolas.
Saiba mais: A Fábrica de Leitores é um projeto realizado por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura – Lei Rouanet. Incentivos da Lunelli, Metalúrgica Spillere e Texneo. A realização é da Marte Cultural, com a idealização da experiência da Platô Cultural.
A primeira temporada do projeto foi realizada em 2024 em Santa Catarina, onde impactou mais de 7,8 mil alunos de 1º a 5º ano de 101 escolas em 12 cidades do interior do estado.
Em 2025, a Fábrica de Leitores expande as experiências em educação para o nordeste do Brasil, levando a metodologia inovadora para cinco escolas de Maracanaú.