Ouvidoria da Saúde de Maracanaú participa de pesquisa da Fundação Fiocruz

Você está visualizando atualmente Ouvidoria da Saúde de Maracanaú participa de pesquisa da Fundação Fiocruz
Foto: Stênio Saraiva

A Ouvidoria da Secretaria da Saúde de Maracanaú foi selecionada, com mais nove cidades, para participar de uma pesquisa 2016-2017, que tem duração de um ano, da Fundação Oswaldo Cruz – Fiocruz, que faz parte da “Qualificação da Gestão Participativa do Sus” e estão pesquisando sobre “Casos Nacionais Exemplares de Gestão Participativa”. No Ceará, apenas Maracanaú e Fortaleza foram selecionados.

A Ouvidoria da Saúde do Município foi escolhida devido a experiência e o trabalho realizado na pesquisa “Ouvidoria e Urnas de Sugestão: Experiência de Aproximação com Usuários para a Melhoria da Gestão do SUS em Maracanaú”, que recebeu em 2014 o Prêmio Cecília Donnangelo do Ministério da Saúde.

A pesquisadora da Fiocruz, Nara Fagundes, veio a Maracanaú nessa última terça-feira, 18 de julho, e realizou um questionário e entrevistas com o Secretário de Saúde, Torcápio Vieira, com a Ouvidora Geral da Saúde, Edna Martiniano, com a Diretora Executiva de Atenção Primária, Fátima Cunha e com a Gerente da Unidade de Saúde Elias Boutala, Sheila Cyrino. O objetivo foi coletar informações para subsídios ao desenvolvimento da Pesquisa, que tem o intuito de expor casos nacionais de gestão exemplares, mostrar a relevância da experiência e dos fatores sociais, além de fornecer novas expectativas no SUS. (Mariana Freitas)