Projetos
- Secretário
- Competências
- Fale Conosco
George Valentim
George Lopes Valentim nasceu em Maranguape. É formado em Administração de Empresas e em Direito com Especialização em Direito e Processo Administrativo. Teve sua vida profissional focada na gestão pública. Aprovado em concurso público, exerceu vários cargos na Gestão Municipal de Maranguape, tais como: Presidente da Comissão de Licitação (1999-2003), Secretário de Administração e Finanças (2004), Procurador Geral do Município (2005), Secretário Municipal de Educação (2006-2007), Chefe de Gabinete do Prefeito (2008), saindo para concorrer ao cargo de Prefeito.
Foi Prefeito de Maranguape no período de 2009 a 2012. Exerceu dentre os anos de 2013 e 2014, o cargo de Diretor Geral do PROCON Fortaleza, saindo para concorrer no pleito eleitoral de 2014 a deputado Estadual, ficando na primeira suplência com 27.475 votos.
No ano de 2015, assumiu como diretor Comercial das Centrais de Abastecimento do Ceará (CEASA). Em 2017 até fevereiro de 2018, assumiu a Presidência do Instituto de Estudos e Pesquisas para o Desenvolvimento do Estado do Ceará (INESP), órgão vinculado a Assembleia Legislativa do Estado. Nos anos de 2016 e 2018, assumiu o mandato de Deputado Estadual. Em fevereiro de 2019, foi nomeado como Diretor de Veículos do Detran permanecendo até 2020.
A Secretaria Municipal de Educação tem como finalidade formular, coordenar e executar a política educacional na rede pública municipal de ensino, administrar o sistema municipal de ensino e instalar e manter estabelecimentos públicos municipais de ensino, controlando e fiscalizando o seu funcionamento, mantendo e assegurando a universalização das etapas de ensino sob competência do Município, visando proporcionar os meios necessários à oferta e qualidade dos serviços, integrar às políticas e planos educacionais da União, do Estado e do Município, nos termos da Lei de Diretrizes e Base da Educação Nacional.
Endereço: Rua Capitão Valdemar de Lima, 202 - Centro - Maracanaú - CE
Telefone: 3521-5652
E-mail: seduc@maracanau.ce.gov.br
Matrícula escolar: (85) 98130-1674
Ouvidoria da Educação: 98138-8505 ouvidoria_seduc@maracanau.ce.gov.br
Horário de Atendimento: Segunda a sexta-feira, das 8h às 14h
Níveis e Modalidades de Ensino
Educação Infantil (Creche e Pré-Escola)
Em Maracanaú, as crianças recebem uma educação que visa o desenvolvimento afetivo, cognitivo, social, psicomotor, cultural e linguístico. Nas escolas municipais, todos os professores possuem graduação e são concursados, garantindo a qualidade nesse estágio da formação dos alunos. O município atende, na Educação Infantil, tanto as modalidades creche como de pré-escola. A merenda escolar é uma das prioridades. O cardápio é elaborado pelas nutricionistas da Secretaria de Educação que também ministram palestras nas escolas com temas relacionadas à nutrição e boa alimentação. O Município conta ainda com o Programa de Alimentação Escolar com objetivo de atender às necessidades nutricionais dos alunos durante sua permanência em sala de aula, contribuindo para o crescimento, desenvolvimento, aprendizagem e rendimento escolar dos estudantes, bem como promover a formação de hábitos alimentares saudáveis.
Integram também o sistema municipal duas creches que funcionam em tempo integral atendendo crianças de 0 a 3 anos de idade. Além das creches municipais, a educação também conta com o apoio de creches contratadas para proporcionar uma quantidade maior de alunos atendidos.
Ensino Fundamental
O Ensino Fundamental tem como objetivos, conforme a Lei nº 9.394/96, a formação básica do cidadão, mediante:
I – O desenvolvimento da capacidade de aprender, tendo como meios básicos o pleno domínio da leitura, da escrita e do cálculo;
II – A compreensão do ambiente natural e social, do sistema político, da tecnologia, das artes e dos valores em que se fundamenta a sociedade;
III – O desenvolvimento da capacidade de aprendizagem, tendo em vista a aquisição de conhecimentos e habilidades e a formação de atitudes e valores;
IV – O fortalecimento dos vínculos de família, dos laços de solidariedade humana e de tolerância recíproca em que se assenta a vida social.
Educação de Jovens e Adultos
O município de Maracanaú tem fortalecido a política para recuperar a oportunidade de alguns cidadãos que não tiveram a educação no tempo certo. Por isso, trabalha com uma formação continuada especificamente voltada para esse público.
A educação de jovens e adultos é compreendida em: presencial, semipresencial e alfabetização de jovens e adultos.
Educação Especial Inclusiva
Maracanaú adota uma política que favorece a inclusão das pessoas com necessidades especiais na escola regular. Para atender com qualidade a essa demanda, o município conta com o Centro Integrado de Educação e Saúde (CIES), que possui uma infraestrutura física e profissionais especializados no atendimento das diferentes deficiências. O CIES também possui equipamentos modernos e laboratórios de informática adaptados para pessoas com deficiência.
Com objetivo de proporcionar condições de educação igualitária para todos, a prefeitura contratou intérpretes e instrutores da Língua Brasileira de Sinais (Libras) para dar suporte aos educadores com alunos surdos e assim, potencializar estes estudantes na aquisição do conhecimento.
Equipamentos
Centro de Línguas de Maracanaú
A Prefeitura de Maracanaú, através da Secretaria de Educação, proporciona a toda a comunidade maracanauense mais uma oportunidade no desenvolvimento educativo com a criação do centro de Línguas de Maracanaú (CLM), o equipamento dispõe de 12 salas de aula, banheiros convencionais e adaptados, biblioteca, laboratórios de informática e cantina. Uma infraestrutura excelente que proporciona aos alunos um melhor rendimento educacional.
O equipamento funciona nos três turnos, oferecendo cursos de Inglês, Espanhol e Libras.
Para ingressar no CLM é realizada semestralmente uma seleção aberta a toda à comunidade em que para ingressar nos cursos de Inglês e Espanhol deverão realizar uma prova seletiva, já para o cursos de Libras, a seleção é realizada levando em consideração outros critérios.
Núcleo de Tecnologia da Educação (NUTEM)
1. O Núcleo de Tecnologia Educacional de Maracanaú (NUTEM)
O NUTEM é responsável pela implantação da IE nas escolas e tem como função principal capacitar e orientar os gestores e professores, quanto ao uso pedagógico das tecnologias digitais na sala de aula, bem como na manutenção preventiva desses aparelhos. Portanto, as funções básicas do NUTEM são: capacitar professores; prestar suporte pedagógico e técnico às escolas; realizar pesquisas na área, desenvolver e disseminar experiências educacionais.
2. O Laboratório de Informática Educativa de Maracanaú (LIEM)
O LIEM é um espaço pedagógico disponível, na escola, com objetivo de contribuir com o processo de construção do conhecimento de todos os segmentos da Escola. O espaço do LIEM deve ser contemplado na proposta politico pedagógica da escola. Isso significa inserir as tecnologias digitais da informação e comunicação no contexto escolar, buscando minimizar a situação de exclusão digital a qual está submetida a clientela escolar.
CADEE
Criado em agosto de 1990, pela Prefeitura Municipal de Maracanaú, em parceria com a APAE, o Cadee funcionou no formato assistencialista às pessoas com necessidades especiais até 2011. A partir de 2012, passou a receber outra denominação CIES – Centro Integrado de Educação, Saúde e Assistência Social e também com a participação das Secretarias de Saúde e de Assistência Social. Com a nova denominação o CIES passa a ser escola regular de ensino inclusivo atendendo crianças com ou sem deficiência. Seu grande diferencial, além do educacional, é atender crianças com deficiências no atendimento educacional especializado no próprio centro com profissionais da Saúde e ter à disposição da comunidade um atendimento socioassistencial no campo da habilitação e reabilitação da pessoa com deficiência promovido pelos profissionais da Secretaria de Assistência Social.
DETRE
Diante da necessidade de dispor de um espaço para realizar os planejamentos das escolas, as capacitações dos educadores e diversos outros evento de interesse da Prefeitura de Maracanaú, foi criado o Departamento de Treinamento (DETRE), um equipamento da Secretaria de Educação de Maracanaú. O Detre funciona desde 1997 e conta com uma estrutura constituída por dez salas para planejamento, um auditório, uma quadra e mais uma sala para coordenação do setor.
Atualmente, Eugênio José Dantas é coordenador do Departamento de Treinamento.
Contato : Eugênio: 3392. 8038.
Programa de Contraturno escolar
Oferta aos alunos no contraturno da escola atividades de Português, Matemática, Educação Ambiental, Teatro, Música, Dança, Desenho/Pintura e recreação com o intuito de otimizar o aprendizado dos alunos.
Política de Jornada Ampliada
Melhora a aprendizagem dos estudantes do município através de atividades em horário integral. São 10 horas por dia de atividades de segunda a sexta, no presencial, os alunos almoçam na escola. 10 Escolas Municipais são beneficiadas.
Programa Nacional de Escolas Cívico-militares (PECIM)
Possibilita o aumento dos níveis de aprendizagem da escola através da melhoria da disciplina, valores humanos, ética e cidadania.
Programa de Educação contra a Exploração do Trabalho da Criança e do Adolescente. (PETECA)
Promove a conscientização da sociedade com vistas à erradicação do trabalho infantil e a proteção do trabalhador adolescente. Rompe as barreiras culturais que dificultam a efetivação dos direitos da criança e do adolescente.
Comitê Municipal de Adolescentes pela Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil (COMAPETI)
Proporciona a participação cidadã e conscientiza crianças e adolescentes sobre seus direitos e deveres, em especial na prevenção e na erradicação do trabalho infantil e em outras violações de direito.
Ações estratégicas do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (AEPETI)
Contribui para a retirada de criança e adolescente com idade inferior a 16 anos em situação de trabalho infantil. Melhora a cobertura e qualificar a rede de proteção do sistema de garantias de direitos da criança e do adolescente.
Programa Saúde na Escola (PSE)
Desde 2009, o Programa Saúde na Escola (PSE) é realizado em Maracanaú. Atualmente, são atendidas 45 Escolas sendo 43 Escolas Municipais e 2 da rede estadual, incluindo a Indígena Chuí. Também são atendidas as Creches Municipais e as Escolas de Tempo Integral, beneficiando 19.296 estudantes.
Principais Ações:
1. Ações de combate ao mosquito Aedes aegypti;
2. Promoção das práticas corporais, da atividade física e do lazer nas escolas;
3. Prevenção ao uso de álcool, tabaco, crack e outras drogas;
4. Promoção da Cultura de Paz, Cidadania e Direitos Humanos;
5. Prevenção das violências e dos acidentes;
6. Identificação de educandos com possíveis sinais de agravos de doenças em eliminação.
7. Promoção e avaliação de saúde bucal e aplicação tópica de flúor;
8. Verificação da situação vacinal;
9. Promoção da segurança alimentar e nutricional e da alimentação saudável e prevenção da obesidade infantil;
10. Promoção da saúde auditiva e identificação de educandos com possíveis sinais de alteração;
11. Direito sexual e reprodutivo e prevenção de DST/AIDS;
12. Promoção da saúde ocular e identificação de educandos com possíveis sinais de alteração;
13. Prevenção a Covid 19 nas escolas.
Busca Ativa Escolar
Envolve um trabalho conjunto de diferentes profissionais das secretarias, de outros órgãos públicos e de organizações da sociedade civil que atuam para fortalecer a rede de proteção e o sistema de garantia dos direitos de crianças e de adolescentes. O propósito desta estratégia do UNICEF e parceiros é que toda criança e adolescente esteja na escola e aprenda!
Principais ações:
– Identificar crianças e adolescentes que estão fora da escola, em parceria com a escola;
– Realiza diagnóstico sobre as causas da evasão escolar;
– Realiza encaminhamentos adequados;
– Possibilita a produção de informações diagnosticas que ajuda o município a entender sua realidade;
– Orienta as políticas públicas para infância e a adolescência.
Aprender Valor:
Ensina educação financeira nas escolas através da parceria com o Banco Central.
Turma Legal:
Trabalha as questões socioemocionais com as crianças dos anos iniciais. Todas as escolas de Maracanaú dos anos iniciais (1º ao 5º ano) são beneficiadas.
Projeto Horta Escolares:
Trabalha, através da atividade de Educação Ambiental, com a produção de hortas com os estudantes, motivando assim a consciência ambiental deles.
Projeto Programando e Aprendendo:
Ensina programação aos estudantes do 5º e 9º ano que estão inseridos no Programa de Contraturno Escolar.
Publicações
A Revista Educação & Reflexão é uma publicação semestral de responsabilidade da Secretaria de Educação de Maracanaú, registrada sob o número ISSN 2237-7883, desde 2011. Com o slogan “a gestão refletindo suas práticas”, tem por objetivos promover a produção do conhecimento; disseminar o debate e a socialização de experiências educativas; criar mecanismos de intercâmbios científicos do Sistema Municipal de Ensino de Maracanaú com outros sistemas e instituições de pesquisa no Brasil e no exterior, além de favorecer a reflexão da problemática educacional.
O periódico nasceu da necessidade de publicizar o conhecimento produzido pelos docentes, bem como favorecer o registro e a memória das ações realizadas por técnicos, professores e alunos. Trata-se de uma publicação concebida para o meio digital, com colaboradores representantes da sociedade civil, membros da comunidade escolar, líderes políticos e personalidades educacionais.
A Revista Educação & Reflexão possui um Conselho Editorial responsável por avaliar e publicar as produções consideradas relevantes para o avanço teórico e prático do fazer pedagógico e/ou que reflitam sobre o ensino público do município.
Todas as edições versam sobre temas do cotidiano escolar, do trabalho docente, da gestão e das políticas públicas educacionais.
No que diz respeito às seções, estas se dividem em relatos de experiências exitosas ou boas práticas da Secretaria de Educação e das escolas municipais; artigo de opinião; produções culturais de professores e alunos; entrevista com profissionais da educação ou estudiosos de referência na temática em foco; notícias sobre eventos ocorridos nas escolas municipais ou em outros espaços, com a participação de representantes da educação municipal e artigos científicos.
A Prefeitura Municipal de Maracanaú, através da Secretaria de Educação, espera que esta iniciativa socialize experiências exitosas e contribua para a melhoria dos processos educacionais, sendo um veículo de difusão entre nossas instituições escolares, inspirando e motivando os profissionais da educação.
A Secretaria de Educação publica, em formato digital, a Base Curricular de Maracanaú (BCM). O documento objetiva subsidiar a garantia do direito à aprendizagem por todos os estudantes. É decorrente de deliberação do Conselho Municipal de Educação e está organizado em 16 volumes, de acordo com o público a que se destina, os quais podem ser acessados nos links abaixo:
-> Livro Introdução
-> Livro Educação Infantil
-> Livro 1° Ano
-> Livro 2° Ano
-> Livro 3° Ano
-> Livro 4° Ano
-> Livro 5° Ano
-> Livro 6° – 9° – Arte
-> Livro 6° – 9° – Ciências
-> Livro 6° – 9° – Educação Física
-> Livro 6° – 9° – Ensino Religioso
-> Livro 6° – 9° – Geografia
-> Livro 6° – 9° – História
-> Livro 6° – 9° – Inglês
-> Livro 6° – 9° – Língua Portuguesa
-> Livro 6° – 9° – Matemática
Escolas Municipais e outros equipamentos
A Prefeitura de Maracanaú, através da Secretaria de Educação, oferece aos maracanauenses oportunidades de aprendizagens em línguas estrangeiras como o Inglês e o Espanhol, além da Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS), com a criação do Centro de Línguas de Maracanaú (CLM). Funcionando nos três turnos, são ofertados cursos básicos e intermediários. Os projetos Português para Surdos, CLM Comunica, Coral, Música e Letra, Violão e Técnicas Vocais, Monitoria em Libras, Encontros de Libras, Rádio CLM e Cineo Tapeo são projetos educativos permanentes da instituição.
O CLM disponibiliza material didático, dispõe de 12 salas de aula climatizadas, banheiros convencionais e adaptados, biblioteca, laboratório de informática, auditório e cantina. Uma infraestrutura que proporciona aos estudantes um melhor rendimento educacional.
Os docentes de Inglês possuem proficiência certificada pela Universidade de Cambridge, instituição inglesa de referência internacional. Os docentes de Espanhol são certificados pelo Exame DELE, organizado pelo Instituto Cervantes, referência em comprovação a nível internacional da Língua Espanhola. O Centro de Línguas de Maracanaú é centro aplicador da prova de proficiência em Espanhol com a certificação SIELE, do Instituto Cervantes, da Espanha.
Alunos da rede municipal, estadual, particular, professores, servidores públicos, funcionários de empresas da cidade e a comunidade podem concorrer a uma vaga. A seleção acontece semestralmente e para ingressar nos cursos de Inglês e Espanhol, os candidatos realizam prova com conhecimentos em língua portuguesa, história e geografia de Maracanaú, além de atualidades. Já para o curso de Libras, a seleção é realizada levando em consideração critérios definidos no Edital. O Centro de Línguas de Maracanaú (CLM) fica na Rua Belém, 91, no Piratininga. O telefone para contato é 3383-3879.
Editais
O Polo UAB Maracanaú foi criado pela Lei de nº 2.513 de 29 de abril de 2016, implantado no Município no ano de 2016, em parceria com a Universidade Estadual do Ceará – UECE, ofertando inicialmente cursos de Graduação e Pós-Graduação (Lato Sensu). Atualmente, o Polo oferece cinco (5) cursos de graduação: 1) Licenciatura em Artes Visuais; 2) Licenciatura em Matemática; 3) Licenciatura em Química; 4) Licenciatura em Ciências Biológicas; e 5) Licenciatura em Física. E quatro (4) cursos de especializações: 1) Gestão Pública em Saúde; 2) Gestão Pública Municipal; 3) Saúde da Família e 4) Alfabetização e Multiletramentos. Além desses, duas (2) turmas do Programa MedioTec, com as seguintes formações: 1) Técnico em Contabilidade e 2) Técnico em Comércio.
Os cursos ofertados no Polo são integralmente financiados pela CAPES/MEC, por meio da Universidade Aberta do Brasil, com contrapartida das Universidades e a Prefeitura Municipal de Maracanaú, na modalidade a distância. Os encontros presenciais com professores das Universidades são realizados aos sábados. Os alunos contam com apoio de tutores presenciais durante a semana, caso necessitem. Com efeito, entende-se que, a oferta dos cursos nesse formato representa a democratização do acesso à Educação Superior.
O Polo UAB Maracanaú está localizado na Rua Belém, S\N, no bairro Piratininga. O telefone para contato é 3383.3883. Funciona nas dependências do Centro de Línguas de Maracanaú – CLM.
Editais
Adauto Ferreira Lima
Avenida do Contorno Leste, S/N – Timbó
3383.3824
Adélia Santos de Sousa, Professora
Avenida Central, 120A – Novo Oriente
3383.3801
Almir Freitas Dutra, Prefeito
Rua Eng. Elifio de Medeiros, 06, Alto da Bonança – Pajuçara
3383.3803
Ana Beatriz Macedo Tavares Marques, Estudante
Rua Joacir Freitas Dutra, S/N – Alto da Mangueira
3383.3804
Antônio Albuquerque Sousa Filho
Rua Senador Petrônio Portela, 145 – Pajuçara
3383.3805
Antônio Gondim de Lima
Avenida Lateral Sul, S/N – Acaracuzinho
3383.3806
Aprender Pensando
Rua Pedro Caetano de Paiva, 491 – Pajuçara
3383.3807
Braz Ribeiro da Silva
Rua 21 de Abril, 291 – Bairro Boa Vista
3383.3808
Carlos Drummond de Andrade
Rua Pedro Álvares Cabral, 30 – Jardim Bandeirante
3383.3809
Carlos Jereissati, Senador (Escola e Creche)
Avenida I, S/N – Jereissati I
3383.3802
Centro Municipal de Educação Profissional Eneida Soares Pessoa
Avenida Padre José Holanda do Vale, 2071 – Centro
Centro de Educação de Jovens e Adultos de Maracanaú – Cejam
Avenida Padre José Holanda do Vale, 2071 – Centro
3383.3839
Centro de Educação de Jovens e Adultos de Pajuçara – Cejap
Rua Luís Gonzaga dos Santos, 480 – Pajuçara
3383.3878
Centro de Educação Infantil – CEI Elsa Maria Laureano Pereira
Rua Manoel Mendes Ferreira, 10 – Pajuçara
3383.3876
Centro de Línguas Estrangeiras e Libras de Maracanaú – CLM
Rua Belém, 91 – Piratininga
3383.3879
Centro de Educação Infantil Coronel Humberto Bezerra
Av. X, S/N, Conj. Jereissati II
3383.0070
César Cals Neto
Rua Henrique da Silva, 5531 – Horto Florestal
3383.3811
César Cals de Oliveira Filho, Governador
Rua Lituânia, S/N – Alto Alegre I
3383.3812
Cezarina de Oliveira Gomes, Professora
Rua Campos Filho, 510 – Parque Tijuca
3383.3813
Construindo o Saber
Av. Antonieta Araújo Ferreira, S/N – Jereissati I
3383.3814
Cora Coralina
Rua Geraldo Nobre, 1945 – Alto Alegre II
3383.3815
Edson Queiroz
Avenida do Contorno Sul, S/N – Timbó
3383.3817
Eleazar de Carvalho, Maestro
Avenida Central, S/N, Novo Oriente
3383.3819
Elias Silva Oliveira
Rua Professor José Henrique da Silva, 4881 – Horto Florestal
3383.3820
Escola Indígena de Educação Básica do Povo Pitaguari
Rua Prof. José Henrique da Silva, S/N – Santo Antônio do Pitaguari
3383.3822
Evandro Ayres de Moura
Rua São Sebastião, 341 – Jardim Bandeirante
3383.3823
Francisca Florência da Silva, Professora
Rua Santo Antônio, 1162 A– Parque São João
3383.3871
Francisco Antônio Fontenele
Rua Noé Sales Bezerra, S/N – Jaçanaú
3383.3827
Francisco Araújo do Nascimento, Professor
Rua 37, 130 – Jereissati I
3383.3825
Francisco Barbosa, Comissário
Rua 11, 116 – Bela Vista
3383.3826
Francisco Oscar Rodrigues, Professor
Rua Pedro Batista, 1180 – Alto da Bonança / Pajuçara
3383.3828
Genciano Guerreiro de Brito
Avenida XII, 03 – Jereissati II
3383.3829
Heitor Villa Lobos
Rua Delmiro Júnior, 556 – Cidade Nova
3383.3888
Hélder Pessoa Câmara, Dom
Avenida General Osório de Paiva, 8030 – Siqueira
3383.3898
Herbert José de Souza – Betinho
Avenida VI, S/N – Jereissati II
3383.3830
Integrando o Saber
Rua Pedro de Paula Barros, 620 – Colônia Antônio Justa
3383.3831
Irmã Dulce
Rua B, 100 – Conj. Vida Nova
3383.3816
Jatobá
Rua Juscelino Kubitschek, 1941- Jatobá
3383.3869
João Magalhães de Oliveira
Rodovia Raimundo Pessoa de Araújo, 700 – Cágado
3383.3851
Joaquim Aguiar
Rodovia CE 065, KM 09 – 9821 – Jaçanaú
3383.3832
José Assis de Oliveira
Rua Paulo Afonso, S/N- Parque Jari
3383.3863
José Belisário de Sousa
Rua Manoel Moreira Lima, 790 – Coqueiral
3383.3833
José Dantas Sobrinho
Avenida Central S/N – Novo Oriente
3383.3834
José de Borba Vasconcelos
Avenida do Contorno Sul, S/N – Timbó
3383.3835
José Mário Barbosa
Rua Gabriel Ferreira de Sousa, 850 – Olho D’Água
3383.3836
José Martins Rodrigues, Deputado
Avenida VI, S/N – Jereissati I
3383.3837
José Nogueira Mota
Rodovia José Nogueira Mota – Mucunã
3383.3838
Liceu de Maracanaú
Rua Novo Oriente, 201 – Piratininga
3383.3840
Luís Carlos Prestes
Rua Pedro Caetano de Paiva, 337 – Pajuçara
3383.3841
Luiz Gonzaga dos Santos
Rua Pedro Batista, 10 – Boa Esperança / Pajuçara
3383.3842
Maria Gláucia Menezes Teixeira Albuquerque, Professora
Rua Pedro Gomes, 45 – Siqueira
3383-3899
Maria de Jesus de Sousa Macambira, Professora
Av. Senador Petrônio Portela, 430 – Pajuçara
3383.3847
Maria José Holanda do Vale, Professora
Rua Santo Antônio, 265 – Parque Jari
3383.3850
Maria José Isidoro, Professora
Rua Joacir Freitas Dutra, 20 – Alto da Mangueira
3383.3849
Maria de Lourdes da Silva, Professora
Rua 13, Quadra 236 – Alto Alegre
3383.3843
Maria Pereira da Silva
Rua Justino de Sousa, 842 – Pajuçara
3383.3872
Maria do Socorro Viana Freitas, Professora
Rua 10, S/N – Novo Maracanaú
3383.3848
Madre Teresa de Calcutá
Rua Engenheiro Elífio Medeiros, 61 – Pajuçara
3383.3864
Maria Marques do Nascimento
Rua José Nogueira Mota, 83 – Mucunã
3383.3873
Mário Covas, Governador
Avenida IX, 260 – Jereissati II
3383.3852
Manoel Moreira Lima
Estrada do Pau Serrado, S/N – Pau Serrado
3383.3844
Manoel Rodrigues Pinheiro de Melo
Avenida Central, 2000 – Acaracuzinho
3383.3845
Manoel Róseo Landim
Rua Oscar Ferreira de Brito, 161 – Mucunã
3383.3846
Mirian Porto Mota (Creche)
Avenida VI, S/N – Jereissati I
3383.3875
Napoleão Bonaparte Viana
Rua Napoleão Bonaparte Viana, 410 – Luzardo Viana
3383.3853
Narciso Pessoa de Araújo
Avenida Padre José Holanda do Vale, S/N – Maracananzinho
3383.3854
Norberto Alves Batalha
Rua Prof. José Henrique da Silva, 4031 – Picada
3383.3810
Norma Célia Pinheiro Crispim, Professora
Avenida Presidente Juscelino Kubitschek, 2295 – Jatobá
3383.3855
Nossa Senhora de Fátima (Creche)
Rua F, S/N – Conjunto Nossa Senhora de Fátima – Luzardo Viana
3383.3874
Osmira Eduardo de Castro (Creche)
Avenida Central, 100 – Novo Oriente
3383.3877
Parque Piratininga
Rua Amazonas, 01 – Piratininga
3383.3856
Paulo Freire, Professor
Rua Paulo Batista, 660 – Pajuçara
3383.3857
Pensando e Construindo
Rua Pereira Silva, 1442 – Jardim Jatobá
3383.3858
Rachel de Queiroz
Avenida XII, 203 – Jereissati II
3383.3859
Rodolfo Teófilo
Rua Otávio Alves, 09 – Pajuçara
3383.3860
Rui Barbosa
Rua do Campo, S/N – Piratininga
3383.3861
Santa Edwirges
Rua Paulo Afonso, 1840 – Alto Alegre
3383.3818
Sinfrônio Peixoto de Moraes
Rua Júlio Mendes, 255 – Pajuçara
3383.3862
Tancredo Neves, Presidente
Rua 2, S/N – Novo Maracanaú
3383.3870
Ulisses Guimarães, Deputado
Rua 29, 10 – Novo Oriente
3383.3865
Valdênia Acelino da Silva
Rua Irineu Machado, S/N – Parque São João
3383.3866
Vinícius de Morais
Rua N, 425 – Esplanada do Mondubim
3383.3867
Walmiki Sampaio de Albuquerque
Av. do Contorno Sul, S/N – Conjunto Industrial
3383.3868