AS ETAPAS DA REVISÃO DO PLANO DIRETOR DE MARACANAÚ

ETAPA 01

Atividades Iniciais

ETAPA 02

Leitura da Cidade

ETAPA 03

Elaboração e Consolidação de Propostas

ETAPA 04

Minuta de Lei

ETAPA 05

Implementação

ETAPA 06

Implementação e Monitoramento do Sistema de Gestão do Plano Diretor do Município

O Plano Diretor Participativo de Maracanaú passa a incorporar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU porque eles fornecem uma estrutura universal e holística para orientar o planejamento urbano sustentável, a fim de melhorar a qualidade de vida da população e garantir um futuro mais justo, inclusivo e resiliente.

A revisão do Plano Diretor Participativo reforça o compromisso do município com o desenvolvimento equilibrado e inclusivo. O Plano passa a incorporar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), especialmente o ODS 11, que trata de Cidades e Comunidades Sustentáveis. Os ODS fazem parte da Agenda 2030 da ONU, um pacto global que orienta ações para promover o desenvolvimento econômico, social e ambiental de forma responsável. No planejamento urbano, eles são fundamentais para garantir melhor qualidade de vida, redução das desigualdades e uso sustentável do território.

Em Maracanaú, a incorporação dos ODS ao Plano Diretor representa um passo importante para alinhar o município aos princípios da Nova Agenda Urbana (NAU), com destaque para o compromisso de “não deixar ninguém para trás”.