AS ETAPAS DA REVISÃO DO PLANO DIRETOR DE MARACANAÚ

ETAPA 01

Atividades Iniciais
Inicio do processo de revisão. Apresentação​ e aprovação do Plano de Trabalho

A primeira etapa, se constitui na Preparação dos Trabalhos para iniciar o processo de revisão do plano diretor. Nessa etapa são estabelecidos o plano de​ atividades, cronograma, estratégias de mobilização e formas de divulgação para que a​ sociedade civil participe do processo, nivelamento daqueles que participarão ativamente​ nas etapas de revisão. Portanto, além de ser feito o diagnóstico preliminar e a​ apresentação dos instrumentos que serão revisados, essa etapa se inicia com reuniões​ que explicam o que é e como funciona o Plano Diretor Municipal, previsto na legislação​ brasileira​.

ETAPA 02

Leitura da Cidade
Capacitações, oficinas, apresentação de estudos e diagnósticos e envio de propostas
A segunda etapa, é a leitura da Cidade para um diagnóstico propositivo, tanto no ponto de vista técnico como comunitário, captando a percepção da população sobre o Município de Maracanaú, através de sugestões vindas da população da cidade. Nessa fase, iniciam-se as audiências, oficinas territoriais com o acolhimento da sociedade e demais participantes, apresentações sobre o Plano Diretor e seminários temáticos para promover espaço de discussão em cima dos eixos temáticos já estabelecidos e criação de estratégias.

ETAPA 03

Pactuação das Propostas
Análise do material das Oficinas e propostas enviadas pela sociedade
A terceira etapa, contempla a elaboração e pactuação de propostas, nessa etapa deve ser feito o ajuste das estratégias que foram apontadas durante as discussões, é feita a verificação das contradições e consolidações das propostas com a construção de cenários prováveis e alternativas possíveis para o desenvolvimento de Maracanaú. Também é nessa etapa a indicação de como será feita a gestão participativa, mecanismo para garantir a concretização e o monitoramento das politicas públicas no Plano Diretor

ETAPA 04

Minuta de Lei
Audiência para votação da Minuta do Projeto de lei a ser enviada à Câmara Municipal
Essa etapa, buscará compatibilizar e validar o projeto de Lei / Minuta, fruto de processo de audiência pública. Todo o processo de revisão do Plano Diretor Participativo será elaborado e enviado ao Gabinete do Prefeito e posterior envio à Câmara dos Vereadores para votação final.

ETAPA 05

Implementação
Implantação do Sistema de Gestão do Plano Diretor Participativo
Estruturar o sistema de gestão conforme diretrizes aprovadas. Abrange a etapa pós-aprovação da lei na Câmara dos Vereadores e sansão da Lei pelo Prefeito, na qual a Prefeitura Municipal de Maracanaú deverá estruturar o sistema de gestão para assegurar a aplicabilidade dos instrumentos urbanisticos, planos e programas para o desenvolvimento e crescimento urbano do Município de Maracanaú.