Abertura Oficial da Semana do Bebê 2021 será realizada segunda-feira, 22/11, na Câmara Municipal

Você está visualizando atualmente Abertura Oficial da Semana do Bebê 2021 será realizada segunda-feira, 22/11, na Câmara Municipal

A Programação da Semana do Bebê 2021 será iniciada na próxima segunda-feira, 22/11, na Câmara Municipal. A partir das 9h será realizada Audiência Pública com o Tema: “A Primeira Infância e o Legislativo: Uma pauta necessária!”. O evento marcará a abertura oficial da programação que será realizada de 22 a 26 de novembro, em diversos equipamentos do Município.

A programação envolverá todas as secretarias municipais e abrangerá diversas ações, como orientação sobre amamentação, entrega de kits, exibição de vídeos e blitze educativas. Bem como roda de conversa, massagem shantala, palestras e oficinas. A Semana do Bebê também é um momento de muita diversão e alegria para os pequenos. Durante a programação, as crianças se divertirão com brinquedos, teatro, dentre outras atrações.

O encerramento da Semana do Bebê acontecerá no dia 26/11, a partir das 9h, com visita à maternidade, pediatria do Hospital Municipal e entrega da Chave Bebê Prefeito.

Saiba mais – A Semana do Bebê é uma estratégia de mobilização social apoiada pelo Unicef e tem como objetivo tornar o direito à sobrevivência e ao desenvolvimento de crianças de até 6 anos prioridade na agenda dos municípios brasileiros. A ideia é incentivar os municípios a realizarem, durante uma semana, uma grande mobilização em favor da primeira infância.

Programação completa da Semana do Bebê 2021

22 DE NOVEMBRO

9 às 12h – Abertura com audiência pública na Câmara Municipal. A Primeira Infância e o Legislativo: Uma pauta necessária!
Local: Rua Luiz Gonzaga Honório de Abreu s/n, bairro Antônio Justa
9h – Live: ” A Importância do vínculo entre pais e Filhos Para O Desenvolvimento Da Criança” no Canal Youtube do Instituto IDEAR.
9h – Brincadeira do Espelho, na Unidade de Acolhimento Casa Família Maria Mãe de Ternura e Momento de relaxamento no Abrigo Domiciliar
9h – Roda de conversa sobre os cuidados com a higiene oral, alimentação e uso de bicos artificiais na primeira infância, com pacientes da sala de espera da odontopediatria do CEO Municipal.
9h – Sala de espera sobre as Etapas do Desenvolvimento Infantil de crianças de 0 a 06 anos, no CAPSi
22/11 e 23/11 – Orientações às mães para realização de massagem no bebê, para gerar estímulos táteis, cerebrais e motores que melhoram sua saúde digestiva, respiratória e circulatória, e favorece maior interação entre o cuidador e o bebê, no Centro de Parto Normal do HMJEH.
24 a 26/11 – Orientações de prática sobre os cuidados com RN: banho; limpeza do coto umbilical, prevenção de infeções; forma correta das trocas de fraldas; aleitamento materno (pega correta, aleitamento em livre demanda, problemas na amamentação e manejo clínico), no Centro de Parto Normal do HMJEH.
22 a 26/11 – Oficinas – Vivências de Cuidados no início da Vida. Local:  Internação Obstétrica / Emergência Obstétrica do HMJEH.
22 a 26/11 – Consultorias de Amamentação e Testes da Orelhinha e da Linguinha, no setor de FONO/Canguru/Internação Obstétrica, do  HMJEH.
23 e 25/11 – Exibição vídeos Sobre os cuidados com o RN e a amamentação para as mães puérperas internadas, na Emergência Obstétrica/Centro de Parto Normal do HMJEH.
22, 24/11 e 25/11 –  Palestras e Oficinas sobre Certidão de Nascimento: O Primeiro Passo para a cidadania, Prevenção de Acidentes domésticos e Violência Doméstica: Consequências no desenvolvimento Infantil no Serviço Social do HMJEH.
22/11 a 26/11 – Mini palestras sobre cuidados na primeira infância (exames essenciais, amamentação, primeiros cuidados, vínculos familiares etc). Na ouvidoria do HMJEH.
22 a 26/11 – Orientação sobre amamentação / Palestra: As mães no ambulatório de Puericultura no HMJEH.
22 a 26/11 – Meu RG gera direitos pro meu Bebê!, confecção de RG, Exclusivamente Para Gestantes e Puérperas.

Palestras/Orientações Sobre Saúde Mental, Pós Parto e etc e Distribuição de Brindes, na SETEC.
22 a 26/11 – Sala de espera com orientações sobre a primeira infância; Atividades recreativas; pic-nic saudável; banho de mangueira/ piscina Painel Interativo no Centro de Reabilitação Pós

COVID – CRPC.
22 a 26/11 – SECRETARIA DE SAÚDE ATENÇÃO PRIMÁRIA: TODAS AS UNIDADES DE SAÚDE DA FAMÍLIA – USF

Entrega de kits de Fraldas, ações Interativas, lúdicas e sensoriais, distribuição de informativos e orientações sobre desenvolvimento motor, imunização alimentação; massagens Shantala em Bebês; Palestra sobre a Importância da Escovação, atendimentos odontológicos às Crianças; Roda de Conversa Sobre Introdução Alimentar; Cuidados com a dentição das crianças nos primeiros anos de vida.;  Avaliação do Cartão de Vacina com ação extra muro – atualização do Calendário Vacinal;  momento de Pintura e desenho, Exposição de Pinturas Realizadas pelas crianças; Rodas de conversas: a importância do cuidado da higiene bucal na infância; Hortinha com material reciclável; Administração de medicações + Importância da Vacinação; Dia de brincar: momentos com brincadeiras, teatro de fantoche, pintura e lanche; Prevenção de acidentes domésticos; Asfixia e Primeiros Socorros; Arte Terapia – animação de palhaços; Hortinha (cuidando do futuro); Alimentação na vida das crianças e introdução alimentar; Palestra: Apoio e Orientações dos Direitos e Deveres na Infância; Roda de Conversa Sobre Amamentação.
23 de NOVEMBRO

8h – Orientações sobre o desenvolvimento da criança de 0 a 2 anos – Momento prático com famílias do setor de estimulação Precoce, no Centro Integrado de Reabilitação de Maracanaú – CIRM.
9h – LIVE “Esclarecendo Dúvidas Sobre a Adoção, Conselho Tutelar e Vara da Infância / 9h pelo Instagram do Conselho Tutelar
9h – Live: Resgate das Canções de Ninar e das cantigas de roda, Centro de Convivência do Idoso
9h – Caça ao tesouro, no abrigo Casa Família Maria Mãe Da Ternura
9h – Visita Guiada à Reserva Indígena Pitaguary, com as crianças acolhidas no Abrigo Domiciliar
9h – Oficina sobre os Benefícios da Alimentação Saudável na Infância, no Restaurante Popular
9 às 10h – Circuito lúdico de brincadeiras Infantis – Infância em Movimento, no CRAS Acaracuzinho
9h – Oficina com famílias: “Direito de Brincar”, na Cozinha Comunitária Alto Alegre
9h – Oficina Direitos da Gestante e Planejamento Familiar, no Serviço Social do HMJEH.
8h – Acolhimento das famílias e distribuição de kits de higiene oral infantil, no CEO MUNICIPAL
8h e 13h – Acorda mamãe! Exercícios: como manter a autoestima da mamãe, nas escolas públicas municipais do 6º ao 9º ano.
8h e 13h – Arte na escola “Hoje o artista sou eu!”, organização de ambiente com recursos variados para a exploração e manipulação sensível por parte das crianças e exposição para apreciação de todos.
9h – Palestra Conciliando a educação dos filhos com a rotina de trabalho, na Secretaria de Trabalho, Emprego e Empreendedorismo – SETEE.
23 a 25/11 – Verificação do cartão de vacina das crianças acompanhadas pelo Serviço de Atenção Domiciliar – SAD.
9h – Oficina de Arte sobre a Primeira Infância, através de representação lúdica (Desenhos e Pinturas), no CAPSi.

24 de NOVEMBRO

8h –  Palestra educativa sobre a importância do aleitamento materno no desenvolvimento das habilidades orais das crianças, na sala de espera da odontopediatria do CEO Municipal.
8:30h – Orientações sobre a importância da Higiene Bucal na primeira Infância, no Centro Integrado de Reabilitação de Maracanaú – CIRM.
9h – Orientação sobre cuidados na Primeira infância nos tempos de Covid-19, no Centro de Atendimento para enfrentamento da Covid19.
9h – Circuito com os bambolês, no abrigo Casa Família Maria Mãe de Ternura
9h – Dia Das Artes, no Abrigo Domiciliar.
9 às 10h – Contação de histórias de modo lúdico e ilustrativo com crianças do CMIC/ PCF, no CRAS Antônio Justa
9h – Roda de conversa com as mães funcionárias, com entrega de laços na Secretaria Especial de Integração de Políticas Sociais – SEPS
9h – Construção de Mural Interativo sobre o Tema: “Maracanaú em Movimento por suas Infâncias” no CAPSi.
10h – Live APAE –  “A Deficiência na Infância e o papel da família: Uma Visão Multiprofissional” , no pelo Google Meet meet.google.com/cmq-nhvr-mxs
13h –  Campanha e Blitz educativa para Doações de frascos de leites para o Banco de Leite do HMJEH no North Shopping Maracanaú
14h – Roda de Conversa – Criança e Meio Ambiente, com gestantes acompanhadas no CRAS Indígena

25 de NOVEMBRO

8:30h – Orientações/Tema: Principais dificuldades de comportamento na primeira infância, no
9h às 10h30 – Oficinas sobre desenvolvimento Infantil: Primeira Infância, para grávidas e jovens mães de crianças na Primeira Infância, na Secretaria de Juventude – SEJUV.
9h – Reunião Ordinária do CMDCA. Local: Auditório do CREAS, com a pauta sobre o Selo Unicef Edição 2021-2024.
9h – Roda de Conversa: Da Barriga à Primeira Infância. Local: Conselho Tutelar
9h – Pintura em gesso, na Unidade de Acolhimento Casa Família Maria Mãe de Ternura
9h – Oficina de IKEBANAS, no Abrigo Domiciliar
9 às 11h – Brincadeiras em Família: Atividade Intergeracional, no Centro de Convivência Social – CCS Timbó
9h – Oficina sobre Planejamento Familiar e Higiene / Dieta da Puérpera, no Setor Canguru do HMJEH.
9h – Mesa Redonda sobre Aleitamento materno – Uma visão multiprofissional, no Banco de Leite do HMJEH.
9h – Grupo Sócio-Educativo com Famílias sobre os Direitos Sociais da Primeira Infância no CAPSi.
25 e 26 – 9h – Momento da beleza e cuidado com mães/cuidadoras. Ação das SASC e SEPS nos CRAS PARQUE SÃO JOÃO e CRAS PIRATININGA, respectivamente.

26 de NOVEMBRO

9h – Encerramento da Semana do BEBÊ, com visita à maternidade, pediatria e entrega da Chave Bebê Prefeito. Local: Bosque do Hospital HMJEH
8h às 11h – Oficina: técnicas de massagem Shantala, com crianças de 0 a 03 anos de idade e seus responsáveis, no CRAS Mucunã
9h – Oficina com novas famílias do Cartão Mais Infância Ceará – CMIC, no CRAS Parque São João
9h às 10h – Oficina de arte com crianças, no CRAS Jardim Bandeirantes
9 às 10:30h – Oficina de Contação de Histórias, para estimular a imaginação e criatividade, no CRAS Pajuçara
9h – Oficina Técnicas de massagem Shantala, na Unidade de Acolhimento Casa Família Maria Mãe de Ternura
9h – Vivência Meu Corpinho em Movimento, no Abrigo Domiciliar
9h – Oficina de Arte sobre a Primeira Infância, através de representação lúdica (Desenhos e Pinturas), no CAPSi