• Secretário
  • Competências
  • Fale Conosco

Raphael Pessoa

Raphael Pessoa Mota é casado com Rafaela Benevides Pessoa Mota, com quem tem dois filhos, Raphael Pessoa Mota Filho e Théo Benevides Pessoa Mota. É advogado, graduado pelo Curso de Direito da Universidade de Fortaleza – Unifor.

A partir de 2005, iniciou sua militância em busca de Justiça, exercendo a advocacia. Com dedicação, rigor técnico e entusiasmo, conquistou o respeito de colegas advogados, promotores, juízes e desembargadores em todos os tribunais em que atuou. Chegando a exercer, entre 2010 e 2012, o cargo de Secretário da Corregedoria do Tribunal do Trabalho da 7ª Região.

Iniciou sua vida pública na política de classe, sendo eleito em 2012, presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, Subseção da Região Metropolitana de Fortaleza – OAB/RMF, com sede em Maracanaú. O reconhecimento de seu trabalho e liderança, resultou em sua reeleição com cerca de 98% dos votos dos advogados militantes nos 16 municípios da Região.

Com a militância política vocacionada em seu sangue, logo Raphael Pessoa decidiu seguir os passos do seu tio, o ex-Governador do Ceará, Gonzaga Mota, e do ex-Prefeito de Maracanaú, Roberto Pessoa, e em 2016, iniciou sua caminhada político-partidária, lançando-se candidato à vereador de Maracanaú pelo PMDB.

Sua campanha, foi marcada por diversas caminhadas nas ruas e bairros, pela forte presença nas redes sociais e pela mensagem de uma nova geração e uma nova política. Eleito com 2497 votos, Raphael Pessoa vem marcando sua atuação parlamentar pautada no debate de políticas públicas para o desenvolvimento e integração de Maracanaú e Região Metropolitana.

A Secretaria Municipal de Infraestrutura, Mobilidade e Desenvolvimento Urbano tem como finalidade a formulação de políticas públicas, diretrizes gerais, planejamento, implantação e monitoramento da infraestrutura concernentes às obras públicas do Município de Maracanaú.

Endereço: Centro Administrativo 6 de Março
Av. Durval Tomaz de Souza, 150 – Jereissati I
CEP: 61900-370
Telefone: 3521.5152 / 3521.5129
E-mailgabinete_seinfra@maracanau.ce.gov.br
Horário de Atendimento: Segunda a quinta: 8h às 16h; sexta-feira: 8h às 14h

O sistema de limpeza pública de Maracanaú é de responsabilidade da Prefeitura, e os serviços prestados são: roço, capinagem, pintura de meio fio, poda de árvores, retirada de entulho e coleta de lixo domiciliar e especial (hospitalar e industrial). O lixo coletado é armazenado no aterro Metropolitano Sul, localizado dentro do município, que atende também às zonas sul e leste de Fortaleza. Mais informações pelo telefone: 3521-5146 / 5163.

Para a retirada do entulho e poda de árvores, os moradores podem ligar 3182-5421 e solicitar o serviço à BC Construções, empresa licitada pelo Município.

A coleta de lixo é realizada diariamente no local, menos aos domingos, sempre no período da tarde. Os serviços de capina são feitos esporadicamente pelo sistema de mutirão.

Documentos

Translog Maracanaú

É um Programa de Mobilidade Urbana financiado através de um contrato de empréstimo internacional, celebrado entre o Município de Maracanaú e Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

O objetivo principal é contribuir para melhorar a produtividade do nosso Município e mitigar os impactos negativos das mudanças climáticas, mediante o desenvolvimento de infraestrutura eficiente e sustentável.

Este objetivo principal será alcançado através da realização de três objetivos específicos:

  1. Reduzir os tempos de viagem e os custos operacionais do transporte de mercadoria e passageiros;
  2. Reduzir as emissões de gases do efeito estufa (GEE);
  3. Apoiar a melhoria institucional do Município.

Dentre as principais ações, elenca-se:

  • Obras de pavimentação;
  • Reabilitação de vias;
  • Duplicação de vias;
  • Obras de infraestrutura para pavimentação de vias destinadas ao transporte público;
  • Atualização do Plano de mobilidade urbana;
  • Elaboração do Plano cicloviário e Plano de logística e circulação de cargas do Município.
  • Av. Parque Sul – Duplicação de 3,07 Km de via;
  • Avenida Central da Pajuçara – Duplicação e Reabilitação de 1,00 Km de via;
  • Avenida Senador Virgílio Távora – Reabilitação de 1,50 Km de via;
  • Avenida Parque Oeste – Duplicação e Reabilitação de 3,90 Km de via;
  • Avenida Senador Pompeu –Duplicação de 1,65 Km de via;
  • Avenida Manuel Moreira Lima – Duplicação e Reabilitação de 3,85 km de via.
Os investimentos somam U$$ 63.569.000,00 (sessenta e três milhões, quinhentos e sessenta e nove mil dólares), destes 31.784.500,00 (trinta e um milhões, setecentos e oitenta e quatro mil e quinhentos dólares) de recursos do BID e 31.784.500,00 (trinta e um milhões, setecentos e oitenta e quatro mil e quinhentos dólares) de contrapartida do Município, através de investimento em infraestrutura local.

Presencialmente: No Centro Administrativo 6 de Março – Av. II, nº 150 – Bairro Jereissati I, no horário de 9h às 12h. (Horário reduzido devido a Pandemia do Novo Corona Vírus)

Para atendimento, é necessário usar máscara e, caso, nos últimos 14 dias que antecederem o atendimento apresentar sintomas como febre, falta de ar, coriza e tosse seca, buscar atendimento remoto.

Remotamente: através do e-mail translog@maracanau.ce.gov.br ou através do telefone (85) 98169.6268 (das 8h às 14h).

Os principais documentos estão disponibilizados para download.

Documentos

Notícias da SEINFRA