Chico Barbeiro

Francisco Antônio Ferreira da Silva

Ver Perfil

Francisco Antônio Ferreira da Silva é morador de Maracanaú desde seus 04 (quatro) anos de idade e é formado em Recursos Humanos (RH) pela Universidade Vale do Acaraú. Filho de Dona Maria Ferreira da Silva e do senhor Júlio Antonio da Silva, o vereador tem se destacado pela sua humildade e atenção em ajudar aos necessitados. Chico Barbeiro é natural de Paramoti, casado com Maria Emízia Lima da Silva e pai de três filhos. Eleito Presidente do Sindicato dos Têxteis em 1994 e depois a Vereador em 2000, o parlamentar conseguiu aprovar importantes leis, como a que obriga que as empresas instaladas na cidade contratem no mínimo 80% de sua mão de obra com trabalhadores do município. Eleito novamente em 2009-2012, se tornando presidente da Câmara Municipal por 04(quatro) anos, realizando bastante trabalho nesta casa. Reeleito em 2013, conseguiu criar o Projeto de Indicação “A Casa é Minha” que tem por finalidade criar mecanismos de incentivo à regularização fundiária dos imóveis financiados junto a Companhia de Habitação do Ceará – COHAB-CE, que deu origem à Lei Municipal 2.311/2015.

Competências

A Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania tem como finalidade a proteção social a todas as famílias, grupos e indivíduos em situação de vulnerabilidade e risco social, visando à garantia de direitos socioassistenciais, erradicando as desigualdades sociais no âmbito do Município, considerando a articulação de suas funções de promoção, proteção, defesa dos direitos socioassistenciais.

Contatos

Centros de Referência da Assistência Social - CRAS

Os Centros de Referência da Assistência Social – Cras funcionam como a porta de entrada da política de assistência social no Município. É através do Cras que o Governo Municipal se territorializa e se aproxima da população, reconhecendo a existência das desigualdades sociais e a importância de políticas públicas para reduzir essas desigualdades. Além de um acompanhamento continuado, por meio do Programa de Atenção Integral a Família – PAIF, os Cras oferecem outros atendimentos para crianças de zero a 6 anos e de 7 a 14 anos por meio dos Polos de Convivência; e de 15 a 17 anos, com o Projovem Adolescente.

Público Alvo: famílias residentes em Maracanaú que estejam socialmente vulneráveis.Horário de Funcionamento: de segunda à sexta-feira, de 8h às 12 h de 13h às 17 h.

Rua 101, 172 – Conj. Acaracuzinho
Tel. 3383-3536 / 3383-3537
Email: crasacaracuzinho_sasc@maracanau.ce.gov.br
Área de Atuação: Alto Alegre I, DI 2000, Novo Oriente, Jenipapeiro, Acaracuzinho, Vila da Paz, Jardim Maravilha, Santo Sátiro, Vila Vintém, Vila Buriti.

Rua Tabajara, 1500 – Alto Alegre II
Tel. 3392.8552/ 98154.7413
Email: crasaltoalegre_sasc@maracanau.ce.gov.br
Área de Atuação: Alto Alegre II, Parque Santa Maria.

R. Samuel Uchôa, 800 – Antonio Justa
Tel. 3383-3524 / 3383-3525
Email: crasantoniojusta@maracanau.ce.gov.br
Área de Atuação: Alto da Mangueira, Antônio Justa / Picada, Horto, Escola de Menor, Vida Nova, Olho d’ Água, Jardim do amor, Colônia.

Rua Manoel Pereira, 8900 – Santo Antônio do Pitaguary
Tel. 3383-3532 / 3383-3533
Email: crasindigena.maracanau@yahoo.com.br
Área de Atuação: Horto, Olho D’Água, Santo Antônio do Pitaguary, Furna da Onça, Picada.

Av. X, 100 – Jereissati II
Tel. 3383-3520 / 3383-3521
Email: crasjereissati@maracanau.ce.gov.br
Área de Atuação: Jereissati I (ruas 4 a 16 e av. Central), Jereissati II, Centro, Boa Vista, Bela Vista.

Av. Ayrton Senna, 800 – Jardim Bandeirantes
Tel. 3383-3530 / 3383-3531
Email: crasjardimbandeirantes_sasc@maracanau.ce.gov.br
Área de Atuação: Jardim Bandeirante, Pajuçara, Menino Jesus de Praga.

Rua Pompeu Ferreira da Ponte, 695 – Luzardo Viana
Tel. 3383-3528 / 3383-3529
Email: crasmucuna@maracanau.ce.gov.br
Área de Atuação: Cágado, Jaçanaú / Serra Azul, Mucunã de Baixo e Cima, Parque Luzardo Viana, Pau Serrado, Parque Tijuca.

Rua São Sebastião, 273 – Pajuçara
Tel. 3383-3535
Email: craspajucara_sasc@maracanau.ce.gov.br
Área de Atuação: Boa Esperança, Conj. Paraíso, Industrial, Pajuçara, Cidade Nova, Pq. Novo Mondubim, Esplanada do Mondubim.

Rua 02, S/N – Novo Maracanaú
Tel. 3383-3518 / 3383-3519
Email: craspiratininga_sasc@maracanau.ce.gov.br
Área de Atuação: Piratininga, Residencial Maracanaú, Maracananzinho, Coqueiral, Novo Maracanaú.

Rua Patativa do Assaré, 750 – Siqueira
Tel. 3383-3522 / 3383-3523
Email: crasparquesaojoao_sasc@maracanau.ce.gov.br
Área de Atuação: Jari, Canindezinho, Siqueira I, Siqueira II, Jardim Jatobá, Parque São João, Parque Santa Maria, Loteamento Osório de Paiva.

Rua 125, 413 – Timbó
Tel. 3383-3526
Email: crastimbo_sasc@maracanau.ce.gov.br
Área de Atuação: Timbó, Residenciais Demócrito Dummar I, II e III, parte da Avenida Central, Avenidas VI, VII e VIII, Ruas 1, 2, 3 e das ruas 17 a 40 do Jereissati I.

Outros equipamentos da SASC

O trabalho do Banco consiste em articular a doação de alimentos junto a unidades de produção, armazenamento e comercialização de alimentos – como indústrias, hiper e supermercados, varejões e centrais de abastecimentos – para repassar à população, via entidades assistenciais.

Antes de efetuar as doações, o banco faz a seleção, classificação, processamento e embalagem. Posteriormente, os alimentos são distribuídos gratuitamente para entidades assistenciais de forma a complementar as refeições diárias dos beneficiados.

A distribuição desses alimentos é feita por entidades previamente cadastradas que, além dos alimentos, recebem assistência educacional para manuseio e aproveitamento dos mesmos. Essas instituições também oferecem cursos de qualificação profissional e capacitação das comunidades.

Infraestrutura

O prédio do Banco de Alimentos contempla: Setor de recepção e pré-higienização dos alimentos recepcionados; Área de descarte; Setor de processamento; Acondicionamento e identificação; Estocagem – área de armazenamento de alimentos não perecíveis e câmara fria; Espaço de higienização e armazenamento; Área de Expedição; Administrativo; e Capacitação.

Banco de Alimentos

Avenida IV, 60 – Jereissati, atrás do Restaurante Popular
Tel. 3383-3552

Inaugurado em 2007, o Centro de Convivência do Idoso – CCI é um complexo com capacidade para atender até 500 idosos por dia. O CCI tem como objetivo assegurar os direitos sociais do idoso, criando condições para promover sua autonomia, integração e participação efetiva na sociedade.

No CCI são oportunizadas as trocas de experiências intergeracionais e o resgate social do papel do idoso, favorecendo a convivência grupal entre indivíduos de uma mesma cidade. Desenvolver potencialidades artísticas e culturais, e orientar e favorecer o acesso dos idosos aos bens e serviços da comunidade, são objetivos do Centro de Convivência do Idoso.

Público alvo: pessoas cima de 60 anos de idade residentes em Maracanaú.

Atividades desenvolvidas: As reuniões com grupos de convivência da terceira idade ocorrem semanalmente no Centro de Convivência do Idoso. Nos encontros os idosos participam de rodas de conversa e atividades artístico culturais com objetivo de construir as condições necessárias a sua plena atividade na sociedade maracanauense. A equipe técnica é formada por assistentes sociais, educadores sociais, psicólogo, sociólogo, teólogo e terapeuta ocupacional.

Horário de funcionamento: Segunda à sexta-feira, de 8h às 12 h e de 13h às 17 h.

Localização: Av. Maria Galdino, 11 – Timbó.
Fone: 3383-3540
E-mail: ccidoso@maracanau.ce.gov.br

 

Maracanaú conta hoje com um Centro de Convivência Social – CCS, que é um espaço socioeducativo voltado para cultura, arte, esporte e inclusão digital, valorizando a formação cidadã e o protagonismo juvenil.

Horário de Funcionamento: de segunda à sexta-feira, de 8h às 12 h e de 13h às 17 h.
Endereço: Av. Maria Galdino, 11 – Timbó
Fone: 3383-3542 / 3383-3543
E-mail: ccstimbo_sasc@maracanau.ce.gov.br

As Cozinhas Comunitárias de Maracanaú são equipamentos públicos, criados dentro de uma estratégia de inclusão social produtiva e de fortalecimento de ação coletiva.
Funcionam como Unidades de Alimentação e Nutrição (UAN) destinadas ao preparo e fornecimento de refeições diárias. As cinco unidades de Cozinhas Comunitárias em Maracanaú caracterizam-se pela sua auto-sustentabilidade e sua capacidade de estimular a geração de renda familiar através de capacitações e do incentivo ao associativismo e cooperativismo de grupos produtivos, assegurando, ainda, uma nova cultura alimentar nas comunidades, garantindo as condições de acesso a alimentos seguros. As Cozinhas Comunitárias funcionam nas instalações dos Pólos de Convivência dos bairros Acaracuzinho, Luzardo Viana, Pajuçara e Timbó, além de uma quinta unidade instalada no bairro Mucunã.

Público Alvo: Famílias residentes em Maracanaú, em risco de vulnerabilidade social.

Capacidade: 200 refeições diárias em cada uma das seis unidades.

Horário de Funcionamento: de segunda a sexta-feira, de 10h30 às 12h30

Unidades em Maracanaú:

Cozinha Comunitária Acaracuzinho
Rua 101, nº 172, Conj. Acaracuzinho

Cozinha Comunitária Luzardo Viana
Rua Pompeu Ferreira da Ponte, nº 695 – Luzardo Viana

Cozinha Comunitária Mucunã
Rua Manoel Mergulhão, 41, Mucunã
Tel.: 3383-3560

Cozinha Comunitária Pajuçara
Rua São Sebastião, nº 273, Pajuçara

Cozinha Comunitária Timbó
Av. Contorno Norte, S/N – Timbó

Cozinha Comunitária Alto Alegre II
Rua 5, nº 2.225, no Alto Alegre II

O Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para Adolescentes e Jovens de 15 a 17 anos (Projovem Adolescente) tem por foco o fortalecimento da convivência familiar e comunitária, o retorno dos adolescentes à escola e sua permanência no sistema de ensino. Isso é feito por meio do desenvolvimento de atividades que estimulem a convivência social, a participação cidadã e uma formação geral para o mundo do trabalho.

Público alvo: constitui-se, em sua maioria, de jovens cujas famílias são beneficiárias do Bolsa Família, estendendo-se também aos jovens em situação de risco pessoal e social, encaminhados pelos serviços de Proteção Social Especial do Suas ou pelos órgãos do Sistema de Garantia dos Direitos da Criança e do Adolescente.

Os jovens são organizados em grupos, denominados coletivos, compostos por no mínimo 15 e no máximo 30 jovens. O coletivo é acompanhado por um orientador social e supervisionado por um profissional de nível superior do Centro de Referência de Assistência Social – Cras, também encarregado de atender as famílias dos jovens, por meio do Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família – Paif.

restaurante-popularO Restaurante Popular de Maracanaú é um equipamento da Secretaria de Assistência Social e Cidadania que visa oferecer alimentação saudável a um preço acessível (R$ 1,00 o prato pronto) em local confortável e de fácil acesso.

O espaço caracteriza-se, ainda, como um restaurante escola, onde são ofertados cursos nas áreas de gastronomia e nutrição, além de palestras, oficinas e campanhas educativas. As datas comemorativas são trabalhadas através de cardápio diferenciado e atividades sócio-culturais que visam o fortalecimento da identidade cultural do Restaurante Popular.

Público alvo: pessoas residentes em Maracanaú, cadastradas no Cadastro Único do Governo Federal e/ou programa Bolsa Família e beneficiários dos projetos da Secretaria de Assistência Social e Cidadania de Maracanaú.

Capacidade: 600 refeições/dia.

Objetivos:

Oferecer refeições prontas, de qualidade, em quantidade satisfatória, a preços acessíveis, em local apropriado, confortável e de fácil acesso; ampliar a oferta de refeições a trabalhadores urbanos, desempregados, população de baixa renda em estado de insegurança alimentar que fazem refeições fora do domicílio; desenvolver ações de educação alimentar, promoção da saúde e combate ao desperdício; tornar o espaço útil para realização de atividades educativas, culturais e de socialização na área de segurança alimentar e nutricional, tais como realização de cursos, palestras e oficinas educativas.

Cardápio: Composto basicamente por: arroz; feijão; carne (ave, peixe ou carne vermelha); guarnição, salada, sobremesa e suco de fruta, variando conforme o dia da semana. Cada prato contém 1.200 kcal e segue norma estabelecida pelo Programa de Alimentação do Trabalhador (PAT), do Governo Federal.

Horário de funcionamento: de segunda a sexta-feira, de 10h45 às 13 h, exceto feriados. Diariamente, os 15 primeiros minutos de funcionamento (de 10h45 às 11 h) é destinado ao acesso preferencial de idosos e pessoas com deficiência.

Restaurante Popular
Rua Capitão Valdemar de Lima, 71 – Centro
Tel. 3383 -3550 / 3551

O equipamento tem como objetivo, estimular o desenvolvimento da Agricultura Familiar no Município. Busca também, auxiliar as atividades de distribuição dos gêneros alimentícios oriundos da Agricultura Familiar, principalmente os adquiridos por meio do Programa de Aquisição de Alimentos – PAA.

Outra finalidade do equipamento, é apoiar a comercialização direta da produção de alimentos da Agricultura Familiar nos mercados locais e regionais, potencializando os projetos de inclusão social e produtiva, além do fortalecimento de sistemas agroalimentares de base agroecológica e solidária. A Unidade de Recebimento é mais um equipamento da Rede de Segurança Alimentar e Nutricional de Maracanaú.

Na Unidade de Recebimento e Distribuição da Agricultura Familiar, os gêneros alimentícios passam pelas etapas de triagem, higienização, separação, acondicionamento e distribuição. Os alimentos são destinados, preferencialmente ao abastecimento da Rede de Equipamentos Públicos de Segurança Alimentar e Nutricional, que é composta pelas Cozinhas Comunitárias, Restaurante Popular e pelo Banco de Alimentos. Também são atendidos os Cras, Creas, Centro POP e entidades da Rede Socioassistencial.

Endereço
Rua 116, s/n – Acaracuzinho
Tel. 3383 – 3564

e-mail urdaf_sasc@maracanau.ce.gov.br

Centro POP

Rua João Andrade Filho, 1800 – Coqueiral
E-mail: centropop@maracanau.ce.gov.br

CREAS

Avenida X, nº 415, Jereissati II
Tel. 3383-3538/ 98119-4067
Email: creas.sasc@gmail.com

Casa dos Conselhos

Rua Antonio Alencar, 297 – Centro
Fone: 3383-3544

Advocacia do Povo

Centro Administrativo – SASC

Unidade de Acolhimento Prof. Elias

Rua Joaquim Bernardo, 300 – Mucunã

Abrigo Domiciliar

Rua Antônio Justa, 200 – Boa Vista