A Revista Educação & Reflexão é uma publicação semestral de responsabilidade da Secretaria de Educação de Maracanaú, registrada sob o número ISSN 2237-7883, desde 2011. Com o slogan “a gestão refletindo suas práticas”, tem por objetivos promover a produção do conhecimento; disseminar o debate e a socialização de experiências educativas; criar mecanismos de intercâmbios científicos do Sistema Municipal de Ensino de Maracanaú com outros sistemas e instituições de pesquisa no Brasil e no exterior, além de favorecer a reflexão da problemática educacional.

O periódico nasceu da necessidade de publicizar o conhecimento produzido pelos docentes, bem como favorecer o registro e a memória das ações realizadas por técnicos, professores e alunos. Trata-se de uma publicação concebida para o meio digital, com colaboradores representantes da sociedade civil, membros da comunidade escolar, líderes políticos e personalidades educacionais.

A Revista Educação & Reflexão possui um Conselho Editorial responsável por avaliar e publicar as produções consideradas relevantes para o avanço teórico e prático do fazer pedagógico e/ou que reflitam sobre o ensino público do município.

Todas as edições versam sobre temas do cotidiano escolar, do trabalho docente, da gestão e das políticas públicas educacionais.

No que diz respeito às seções, estas se dividem em relatos de experiências exitosas ou boas práticas da Secretaria de Educação e das escolas municipais; artigo de opinião; produções culturais de professores e alunos; entrevista com profissionais da educação ou estudiosos de referência na temática em foco; notícias sobre eventos ocorridos nas escolas municipais ou em outros espaços, com a participação de representantes da educação municipal e artigos científicos.

A Prefeitura Municipal de Maracanaú, através da Secretaria de Educação, espera que esta iniciativa socialize experiências exitosas e contribua para a melhoria dos processos educacionais, sendo um veículo de difusão entre nossas instituições escolares, inspirando e motivando os profissionais da educação.

Ano 10 - Nº 19
Ano 10 - Nº 18
Ano 9 - Nº 17
Ano 09 - Ed.16
Ano 08 Ed. 15
Ano 08 Ed.14
Ano 07 Ed. 13
Ano 7 - Ed.12
Ano 6 - Ed.11
Ano 06 - Ed.10
Ano 05 - Ed.09
Ano 05 Ed. 08
Ano 04 Ed.07
Ano 04 Ed.06
Ano 03 Ed.05
Ano 03 - Ed.04
Ano 02 Ed.03
Educação e Reflexão - Ano 02 Ed.02
Ano 02 Ed.02
Educação em Sistema - Ano 01 Ed.01
Ano 01 Ed.01