[vc_row][vc_column][vc_custom_heading text=”Tira-dúvidas do Coronavírus (Covid-19)” use_theme_fonts=”yes”][vc_column_text]Se estiver com sintomas do Coronavírus, o que devo fazer?

Caso você sinta sintomas do coronavírus, como febre, tosse e, principalmente falta de ar, em quadro grave, procure a unidade de saúde mais próxima. Caso seja um quadro clínico não grave, fique em casa de repouso, pois o tratamento é similar ao de uma gripe, exigindo hidratação, alimentação saudável e uso de analgésicos e antitérmicos se necessário.

Se o meu estado for realmente grave, para onde devo ir?

Em Maracanaú, deve-se ir direto para a UPA 24h na Pajuçara. Se você ou alguém conhecido apresentar febre, tosse e principalmente falta de ar, em estado realmente grave, a recomendação é a UPA 24h. Caso sejam sintomas leves, sem gravidade, a recomendação é ficar em casa. Quadros moderados da doença, com febre e tosse, mas sem falta de ar, os locais ideais para atendimento são os postos de saúde e a Unidade de Atendimento Básico – UAB 24h, no Centro. O Hospital Municipal só receberá pacientes graves que foram antes avaliados pelas demais unidades da rede de saúde municipal.

Quando a Prefeitura de Maracanaú faz o exame para o coronavírus?

Seguindo a determinação do Ministério da Saúde, a rede de saúde de Maracanaú e em todo Brasil, pública e privada, só fará o exame de teste para o coronavírus nos casos de pacientes comprovadamente suspeitos e em estado grave. Isso porque já há transmissão comunitária do vírus no País e no Estado e é impossível testar todos os pacientes. Um caso pode ser confirmado como Coronavírus até mesmo sem o exame, desde que o paciente clinicamente apresente todos os sintomas e pelo histórico indique contágio evidente da doença. A decisão do Ministério da Saúde em não fazer exame em todos os brasileiros é para resguardar os grupos de risco, como idosos e doentes crônicos, e para focar nos pacientes em estado grave. A rede de saúde do País não tem como realizar o exame em todos e os kits devem ser priorizados para pacientes em estado grave, idosos e doentes crônicos, por exemplo.

Quem fornece os dados sobre o número de casos confirmados de coronavírus no Ceará?

Os dados são fornecidos pela Secretaria de Saúde do Estado do Ceará e não pelas prefeituras, através de um Boletim Epidemiológico diário do Governo Estadual, que está disponível no site da SESA – https://www.saude.ce.gov.br/download/boletins/. Todas unidades de saúde, públicas e privadas, dos 184 municípios cearenses mandam os exames de coronavírus para o Laboratório Central do Governo do Estado, que gera o relatório e torna público diariamente. No nível nacional, as Secretarias de Saúde enviam para o Ministério da Saúde, que gera o seu próprio relatório.

Quais os principais sintomas do coronavírus?

O coronavírus (Covid-19) é similar a uma gripe. Geralmente é uma doença leve a moderada, mas alguns casos podem ficar graves. Os sintomas mais comuns são: Febre, Tosse, Dificuldade para Respirar

Como se dá a transmissão da doença?

Acontece de uma pessoa doente para outra ou por contato próximo (cerca de 2 metros), por meio de: Gotículas de saliva; Espirro; Tosse; Catarro; Ainda há possibilidade de contrair a doença por meio de superfícies contaminadas, sobretudo maçanetas, celulares, corrimão, botão do elevador etc.

 

Qual período de incubação do coronavírus?

O período de incubação é o tempo que leva para os primeiros sintomas aparecerem desde a infecção por coronavírus, que pode ser de 2 a 14 dias.

 

Existe algum telefone para informações sobre a doença?

Sim. A Prefeitura de Maracanaú tem o telefone 3521.6510. O Governo do Estado do Ceará disponibilizou o telefone 0800-275-1475. O telefone do Ministério da Saúde é 136. Alguns Planos de Saúde também estão com teleatendimento exclusivo para a doença, por exemplo: Unimed Fortaleza: 0800 940 7800.

 

O que pode funcionar e o que precisa fechar durante a pandemia?

Decreto do Governo do Estado, com validade a partir de 20 de março, estabelece, pelo prazo de 10 dias:

* A suspensão do funcionamento de bares, barracas de praia, restaurantes, lanchonetes, templos e igrejas, museus, academias de ginástica, feiras livres, lojas que prestem serviço de natureza privada, galerias e centros comerciais, mas estão liberados os serviços de entrega por aplicativo.

* As medidas restritivas não se aplicam a bares que funcionem no interior dos hotéis e pousadas, desde que sirvam somente aos hóspedes;

* Interrupção do funcionamento do metrô em Fortaleza, Sobral e Juazeiro do Norte, a partir de 0h de sábado (21);

* Fim das viagens intermunicipais, a partir da 0h de segunda -feira (23);

* Prorrogação do ponto facultativo para os servidores públicos do estado até sexta-feira (27);

* Barreiras nas divisas do Ceará com outros estados, para fiscalização sanitária;

* Suspensão das atividades do setor industrial até 29 de março, exceto a produção de itens essenciais

Não são afetados pela medida (podem funcionar normalmente): Supermercados; Estabelecimentos médicos e hospitalares; Laboratórios de análises clínicas, farmacêuticos, psicológicos; Clínicas de fisioterapia e vacinação; Distribuidores e revendedores de água e gás; Distribuidores de energia elétrica; Serviços de telecomunicação; Segurança privada; Postos de combustíveis; Funerárias; Padarias; Estabelecimentos bancários; Clínicas veterinárias, Lojas de produtos para animais; Lavanderias, Oficinas e concessionárias exclusivamente para serviços de manutenção e conserto em veículos; Empresas prestadoras de serviços de mão-de-obra terceirizada;  Indústria e comércio que integrem a cadeia alimentar;  Fábricas de bomba de irrigação, ventiladores e ar-condicionado, bem como os respectivos serviços de manutenção;  Indústrias do ramo têxtil e de confecção que forneçam materiais para uso na rede de saúde pública ou privada ; Empresas das áreas de logística; Centrais de distribuição, ainda que representem um conglomerado de galpões de empresas distintas.

Qual a penalidade para quem desobedecer o decreto do Governo do Estado?

O decreto que determina o fechamento do comércio no Ceará estabelece multa diária de R$ 50 mil em caso de descumprimento. Podem ser adotadas ainda medidas como a apreensão, a interdição e o emprego de força policial.

 

A população pode denunciar quem estiver descumprindo a lei nesta situação de pandemia?

Deve denunciar ligando para a Polícia, pelo telefone 190, ou ligando para a Guarda Municipal de Maracanaú: telefone 153. A denúncia vale também para casos de aglomerações de pessoas.

 

A Prefeitura de Maracanaú estabeleceu quais medidas para combater a doença?

O prefeito Firmo Camurça assinou o decreto 3.944/2020 que intensifica as medidas para o enfrentamento à epidemia de coronavírus (Covid-19) em Maracanaú, modificando e ampliando aspectos do Decreto 3.942/2020 que decretou situação de emergência no âmbito municipal em virtude desta pandemia. Também foi criado um Plano Municipal de Contingência ao Coronovírus (Covid-19) e um Comitê de Gestão da Crise.

O decreto determina ponto facultativo para o serviço público municipal até 27 de março, com exceção aos órgãos que prestam serviços essenciais à população, sobretudo na área da saúde como Hospital Municipal, UPA 24h da Pajuçara, Unidade de Atendimento Básico – UAB 24h no Centro, SOS Maracanaú e postos de saúde. O Decreto 3.944/2020 suspende ainda os serviços de transportes públicos municipal regular e complementar de passageiros.

Confira os principais pontos do Decreto 3.944/2020:

* Prorrogado o ponto facultativo para o serviço público municipal previsto no Decreto nº 3.942, de 17 de março de 2020, até 27 de março de 2020, salvo para os serviços públicos responsáveis pela prestação dos serviços essenciais, principalmente da área da saúde e ainda Finanças, Infraestrutura, Recursos Humanos, Procuradoria e Controladoria, Demutran, Guarda Municipal e Comunicação;

* Suspensos os serviços de transportes públicos municipal regular e complementar de passageiros.

* A Administração Pública Municipal poderá adotar o teletrabalho e rodízio de servidores, salvo os profissionais da área da saúde do Município de Maracanaú;

* Suspenso o atendimento presencial pelo Conselho Tutelar que atenderá apenas via telemática ou eletrônica;

* Ficam excepcionalmente suspensos os atendimentos presenciais ao público dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), de Convivência do Idoso (CCI), que farão atendimento telemático ou eletrônico;

* Suspensos no âmbito da Secretaria de Saúde, os atendimentos presenciais de fisioterapia, consultas oftalmológicas nas clínicas credenciadas, atendimento no Centro Integrado de Reabilitação de Maracanaú (CIRM) e as visitas domiciliares de atendimento ao Programa de Estratégica do Programa de Saúde da Família;

* Suspensos no âmbito do Hospital Municipal Dr. João Elísio de Holanda as cirurgias eletivas, consultas ambulatoriais no Centro de Especialidade, consultas no Ambulatório de Tisiologia, exames laboratoriais e exames de imagem. Permanecem em funcionamento em caráter de urgência/emergência os serviços de Raio-X, ultrassonografia, endoscopia (apenas para colocação de sondas) e ecocardiograma.[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

Prefeitura divulga Plano Municipal de Contingência ao Novo Coronavírus

A Prefeitura de Maracanaú, por meio da Secretaria de Saúde, elaborou e já está executando o Plano Municipal de Contingência ao Novo Coronavírus (Covid-19). O Plano apresenta as recomendações de vigilância, objetivando atualizações, informações e orientações aos profissionais de saúde e de outros setores quanto aos aspectos epidemiológicos e medidas de prevenção e controle do Novo Coronavírus, com vistas a possível ocorrência de casos confirmados da doença em Maracanaú.

O Plano abrange diferentes áreas que deverão atuar de forma articulada, como a vigilância epidemiológica, vigilância sanitária, vigilância laboratorial, atenção primária à saúde, atenção secundária, além das ações de comunicação e divulgação. O Plano prevê ainda a investigação de todos os casos suspeitos de Coronavírus para que as medidas de prevenção e controle possam ser desencadeadas.

Confira o Plano Municipal de Contingência ao Novo Coronavírus

[/vc_column_text][/vc_column][vc_column width=”1/3″][vc_images_carousel images=”22483,22484,22485,22486,22487,22488,22489,22490,22491,22492,22493,22494,22495″ img_size=”full”][vc_column_text]Baixe aqui o material educativo

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column][td_block_15 custom_title=”Notícias relacionadas” tag_slug=”coronavirus” limit=”6″ ajax_pagination=”load_more”][/vc_column][/vc_row]