Restaurante Popular

restaurante-popularO Restaurante Popular de Maracanaú é um equipamento da Secretaria de Assistência Social e Cidadania que visa oferecer alimentação saudável a um preço acessível (R$ 1,00 o prato pronto) em local confortável e de fácil acesso.

O espaço caracteriza-se, ainda, como um restaurante escola, onde são ofertados cursos nas áreas de gastronomia e nutrição, além de palestras, oficinas e campanhas educativas. As datas comemorativas são trabalhadas através de cardápio diferenciado e atividades sócio-culturais que visam o fortalecimento da identidade cultural do Restaurante Popular.

Público alvo: pessoas residentes em Maracanaú, cadastradas no Cadastro Único do Governo Federal e/ou programa Bolsa Família e beneficiários dos projetos da Secretaria de Assistência Social e Cidadania de Maracanaú.

Capacidade: 600 refeições/dia.

Objetivos:

Oferecer refeições prontas, de qualidade, em quantidade satisfatória, a preços acessíveis, em local apropriado, confortável e de fácil acesso; ampliar a oferta de refeições a trabalhadores urbanos, desempregados, população de baixa renda em estado de insegurança alimentar que fazem refeições fora do domicílio; desenvolver ações de educação alimentar, promoção da saúde e combate ao desperdício; tornar o espaço útil para realização de atividades educativas, culturais e de socialização na área de segurança alimentar e nutricional, tais como realização de cursos, palestras e oficinas educativas.

Cardápio: Composto basicamente por: arroz; feijão; carne (ave, peixe ou carne vermelha); guarnição, salada, sobremesa e suco de fruta, variando conforme o dia da semana. Cada prato contém 1.200 kcal e segue norma estabelecida pelo Programa de Alimentação do Trabalhador (PAT), do Governo Federal.

Horário de funcionamento: de segunda a sexta-feira, de 10h45 às 13 h, exceto feriados. Diariamente, os 15 primeiros minutos de funcionamento (de 10h45 às 11 h) é destinado ao acesso preferencial de idosos e pessoas com deficiência.

Restaurante Popular
Avenida Central, S/N – Centro
Ao lado do Hospital Municipal de Maracanaú
Tel. 3392.8466/3392.8469

Banco de Alimentos

Avenida IV, s/n, Jereissati, atrás do Restaurante Popular
Tel. 98134.6654

Unidade de Recebimento e Distribuição da Agricultura Familiar

Rua 116, s/n – Acaracuzinho
Tel. 98134.6659

Cozinhas Comunitárias

As Cozinhas Comunitárias de Maracanaú são equipamentos públicos, criados dentro de uma estratégia de inclusão social produtiva e de fortalecimento de ação coletiva.
Funcionam como Unidades de Alimentação e Nutrição (UAN) destinadas ao preparo e fornecimento de refeições diárias. As cinco unidades de Cozinhas Comunitárias em Maracanaú caracterizam-se pela sua auto-sustentabilidade e sua capacidade de estimular a geração de renda familiar através de capacitações e do incentivo ao associativismo e cooperativismo de grupos produtivos, assegurando, ainda, uma nova cultura alimentar nas comunidades, garantindo as condições de acesso a alimentos seguros. As Cozinhas Comunitárias funcionam nas instalações dos Pólos de Convivência dos bairros Acaracuzinho, Luzardo Viana, Pajuçara e Timbó, além de uma quinta unidade instalada no bairro Mucunã.

Público Alvo: Famílias residentes em Maracanaú, em risco de vulnerabilidade social.

Capacidade: 200 refeições diárias em cada uma das seis unidades.

Horário de Funcionamento: de segunda a sexta-feira, de 10h30 às 12h30

Unidades em Maracanaú:

Cozinha Comunitária Acaracuzinho
Rua 101, nº 172, Conj. Acaracuzinho

Cozinha Comunitária Luzardo Viana
Rua Pompeu Ferreira da Ponte, nº 695 – Luzardo Viana

Cozinha Comunitária Mucunã
Rua Manoel Morquilhão, nº 41, Mucunã

Cozinha Comunitária Pajuçara
Rua São Sebastião, nº 273, Pajuçara

Cozinha Comunitária Timbó
Av. Contorno Norte, S/N – Timbó

Cozinha Comunitária Alto Alegre II
Rua 5, nº 2.225, no Alto Alegre II