A Prefeitura de Maracanaú, por meio da Secretaria da Mulher e dos Direitos Humanos , trabalha diariamente para ampliar, implementar, fortalecer os direitos e principalmente combater e enfrentar as diversas formas de violência que recaem sobre as mulheres e as pessoas LGBTQIA+.

São inúmeras ações integradas entre os poderes executivo, judiciário, legislativo além de ONG’s, Conselhos Municipais e Sociedade Civil.

É compromisso da gestão municipal defender e atuar na cultura de paz, na execução de políticas públicas de prevenção , assistência e combate a vários tipos de violência contra as mulheres.

LEI MARIA DA PENHA

Conquista Histórica

O nome da Lei Maria da Penha homenageia a biofarmacêutica cearense Maria da Penha Fernandes que lutou 20 anos pela punição do seu agressor e que transformou sua história de vida na redenção daquelas que tanto quanto ela, sofreram violência doméstica e familiar.

Essa é a primeira Lei Federal ( Nº 11.340/06) dirigida à prevenção , combate, assistência e proteção às mulheres em situação de violência.

Muita gente acredita que a Lei Maria da Penha é aplicável somente em agressores do sexo masculino. Não é bem assim! A Lei cria mecanismo aplicáveis em agressores do sexo masculino e também do feminino. . A aplicação acontece independente de orientação sexual.

Conheça as formas de agressão que você deve denunciar

Física

Bater, empurrar, chutar, puxar cabelo, violentar

Psicológica

Xingar, humilhar, ameaçar, perseguir, chantagear

Sexual

Forçar a fazer sexo ou práticas sexuais que você não gosta, negar-se a usar preservativo, impedir o uso de contraceptivos

Patrimonial

Controlar ou reter dinheiro, destruir seus bens e objetos, impedir você de trabalhar

Moral

Caluniar , injuriar, difamar.

Como apoiar uma mulher em situação de violência?

Lei de Importunação Sexual

A Lei Nº 13.718/2018 tipifica os casos de importunação sexual e de divulgação de cena de estupro e define como causas de aumento de pena o estupro coletivo e o estupro corretivo. O corpo da mulher não é prioridade de outras pessoas.

Lei do Minuto Seguinte

A Lei Nº 12.845/2013 dispõe sobre o atendimento obrigatório e integral de pessoas em situação de violência sexual. Em caso de estupro , a unidade de emergência tem a obrigação de atender a mulher o mais urgente possível e tomar as providências necessárias para a prevenção do IST ou gravidez decorrente de violência sexual.

O que fazer se for vítima de uma violência sexual?

O primeiro passo é procurar atendimento médico preferencialmente , em até 72 horas.

Importante

Fique Atenta

denuncie

Em caso de violência sexual, ou qualquer tipo de violência, procure a Casa da Mulher Brasileira, se houver na cidade; a Delegacia da Mulher nas cidades que contam com este serviço especializado, ou a Delegacia da Mulher Civil da localidade.

Violência Contra a Mulher não é só física.

Telefones úteis

Ligue 180 – Central de Atendimento à Mulher

Serviço público e gratuito do Governo Federal que orienta sobre os direitos das mulheres e sobre os serviços da Rede de Enfrentamento à Violência contra as Mulheres em todo o Brasil, além de analisar e encaminhar denuncias para os órgão competentes. Funciona 24 horas por dia, incluindo sábados, domingos e feriados.

Disponível também no WhatsApp: (61) 99610-0180

Disque 100 – Disque Direitos Humanos

Serviço público e gratuito do Governo Federal que recebe, analisa e encaminha denúncias de violações de direitos humanos, com funcionamento de 24 h por dia, incluindo sábados, domingos e feriados.

Ouvidoria da Ministério das Mulheres – Fala.br

E-mail: ouvidoria@mulheres.gov.br ou pelo número: (61) 2027-3137

Secretaria da Mulher e dos Direitos Humanos

(85) 99441-1141

Projeto Paz no Lar

(85) 98137-8806

Juizado de Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher

(85) 99770-5115

Conselho da Mulher de Maracanaú

(85) 98194-9224

Delegacia Metropolitana de Maracanaú

(85) 3101-2831

Casa dos Conselhos de Maracanaú

(85) 98194-9224

GAVV- Grupo de apoio às vítimas de Violência – Polícia Militar

(85) 98224-4662

ZAP Delas – Denúncias

(85) 99814-0754

Pular para o conteúdo