Você está visualizando atualmente Avenida Central da Pajuçara é denominada José Pessoa de Araújo, pioneiro da radiodifusão do Ceará

O prefeito Roberto Pessoa sancionou hoje, 15/02, a Lei Municipal nº 3.331/2023, que denomina a Avenida Central da Pajuçara como José Pessoa de Araújo, pioneiro na radiodifusão do Ceará. A solenidade aconteceu no Palácio das Maracanãs, com a presença de diversos parentes de Zé Pessoa, como era popularmente conhecido, entre eles as filhas, Sylvia Pessoa e Vera Pessoa, e o neto Raphael Pessoa, secretário de Infraestrutura, Mobilidade e Desenvolvimento Urbano de Maracanaú.

Em seguida, a comitiva foi visitar as obras de requalificação da Avenida José Pessoa de Araújo, um dos principais corredores de entrada do Município (interligando a Pajuçara ao Anel Viário), que está sendo duplicada e recebendo moderna urbanização. Na ocasião, também foi feita a inauguração do novo estúdio da TV Potiguara, emissora oficial da Prefeitura de Maracanaú, que também homenageia José Pessoa de Araújo.

José Pessoa de Araújo (Zé Pessoa) – Nascido na Taquara (Caucaia), foi para Fortaleza onde morou na casa do Benfica para estudar. Formou-se em Direito pela Universidade Federal do Ceará – UFC. Apaixonado pela carreira Militar, estudou para seguir na área, por meio do Centro de Preparação de Oficias da Reserva – CPOR, onde se formou tenente da reserva. Foi pioneiro na radiodifusão do Estado, sendo diretor da Rádio Iracema de Fortaleza e fundador da Rádio Uirapuru em Fortaleza, em 16 de junho de 1956, emissora que depois foi instalada nos municípios em Quixadá, Itapipoca, Morada Nova e Canindé. Tornando-se um sucesso da mídia, transmitiu a Copa do Mundo da Suécia. Também teve grande atuação na área das cooperativas de crédito do Ceará e foi Mestre Maçom. Era um apaixonado pela agropecuária, em especial pela criação de gado holandês.

Tinha um currículo extenso de milhares de amigos e, com sua influência junto ao governador de São Paulo, Laudo Natel, trouxe o Banespa para Fortaleza. Foi fundador da TV Uirapuru, Canal 8, onde atualmente funciona a TV Cidade, bem como fundador e presidente da Associação Cearense de Emissoras de Rádio e Televisão (Acert).